Raizonline - Jornal - Radio - Portal

13 DE JUNHO DIA DE SANTO ANTONIO - Recolha e composição de Helena Emília Bortoloti

 

13 DE JUNHO DIA DE SANTO ANTONIO - Recolha e composição de Helena Emília Bortoloti


 

Santo António de Pádua é o padroeiro da minha cidade, e neste dia também é o dia do município e, é feriado municipal, e temos os festejos em honra ao nosso Padroeiro Santo António de Pádua.
 
Com certeza um dos santos mais populares da Igreja Católica é o Santo António. Conhecido tradicionalmente como o santo Casamenteiro, este santo é o responsável por uma historia de determinação, em meio às barreiras que lhe impedem de realizar grandes feitos de evangelização. Santo António, cujo nome de registro é Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo, nasceu em Lisboa em 1195.
 
Muito cedo, aos quinze anos, entrou no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho onde, em apenas nove meses, aprofundou tanto o seu estudo da sagrada Escrituras que foi chamado mais tarde pelo papa Gregório IX.
 
Santo Antonio foi cônego regular em Portugal até os vinte e cinco anos, quando um fato mudou a sua vida. Ao saber que cinco franciscanos tinham sido martirizados em Marrocos, conseqüência da tentativa de evangelizar infiéis, Santo António decidiu seguir-lhes os passos e ser missionário.
 
Foi então que entrou para a ordem dos frades franciscanos e logo foi enviado entre os muçulmanos de Marrocos. Tudo teria dado certo se sua saúde suportasse o clima africano, porém foi obrigado a retornar para a Europa, onde ficou por algum tempo em um eremitério, perto de Forli, na Itália.

Nessa época foi cozinheiro e levou uma vida totalmente obscura, até que seus superiores, percebendo o seu dom de oratória bastante desenvolvida, o estimularam a treinar durante nove anos, ocupando durante este tempo vários cargos, como o de professor em sua ordem na Itália e na França e também pregando nos lugares onde a heresia era mais forte.

Santo António não somente mostrou capacidade em seus sermões como também por possuir um incrível conhecimento da Bíblia. Impressionava tanto um intelectual quanto as pessoas mais simples.
 
Por essas e tantas outras ações, Santo Antonio de Pádua e Lisboa é considerado um dos pregadores itinerantes mais famosos do século XIII.

 

 Leia este tema completo a partir de 11/6/2012



10/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres