Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Comédia Humana - Por Miriam de Sales Oliveira

 

A Comédia Humana - Por Miriam de Sales Oliveira 

 

Confesso que amo Balzac.Um amor de adolescente que permaneceu na mulher adulta e persiste na maturidade.

 Fui influenciada por muitos autores como Cervantes, Vitor Hugo, Tolstoi, Eça e Faulkner, mas, nenhum me comoveu tanto e tanto me ensinou sobre a vida, como Balzac.

 

Assim que me formei em professora pela Escola Normal,em 1962 e comecei a trabalhar numa escola da nossa família, com meu primeiro salário comprei a «Comédia Humana»,de Balzac, em doze prestações que levaram todo o meu parco salário de professora.

 

A edição, de luxo, da Editora Globo, obras completas, tinha capa dura ,ilustrações em preto/ branco ,27 alentados volumes e introdução e prefácio de Paulo Rónai ,além de uma biografia de Balzac. Sim, senhor, sabia-se fazer livros naquele tempo!

 

Quase vinte anos depois, uma surpreendente baixa; pediram-me emprestado a «Fisiologia do Casamento»,que constituía o volume XXVII, assim mesmo, em romanos, os estudos analíticos e e filosóficos da obra; pois, bem, nunca me devolveram. Ando procurando pelos sebos daqui e d’além –mar e jamais encontrei esse volume.
 Hoje, não empresto nenhum livro a ninguém; prefiro comprar e presentear.

 

Personagens de Balzac, mais vivos do que nunca, me acompanham a vida inteira; nunca mais se criou, na história da literatura, um personagem como Luciano de Rubempré, um médico como o Dr. Bianchon ou um banqueiro como Cesar Birotteau ou a lânguida Duquesa de Langeais. Sem contar Eugênia Grandet,tão lida e famosa.

 

Certamente,um bom escritor tem muitas facetas. Mas, a realidade de Balzac se sobrepõe á imaginação.

 

 

Leia este tema completo a partir de 4 de Março carregando aqui.

 

 

 



02/03/2013
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres