Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Dança - Texto de Helena Emília Bortoloti

 

 

A Dança - Texto de Helena Emília Bortoloti

 

Quem é que nunca dançou ou movimentou o corpo com o batuque de uma música? Bem, é difícil encontrar uma pessoa que nunca se mexeu ou contorceu ao ouvir um som.

 

Sabendo disso, ao certo é interessante conhecer ou saber um pouquinho sobre essa arte que envolve a maioridade dos povos e que muitas vezes é utilizada não apenas como uma distracção, mas como exercício e até mesmo como terapia.

 

A dança é considerada uma das artes mais antigas, é também a única que dispensa materiais e ferramentas. Ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função, enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do ser humano.

 

Existem duas espécies mais importantes de dança: a teatral e a social.

 

A teatral é encenada para entretenimento de espectadores. Dentro dela encontramos o balé, a dança moderna, danças folclóricas, os bailados dos musicais e o sapateado.

 

Na dança social, os participantes dançam para o seu próprio prazer.

 

Todos os tipos de dança envolvem movimento, energia, ritmo e criação. Movimento é a ação dos bailarinos quando usam o corpo para criar formas ordenadas; a energia fornece a força necessária para executar o movimento; ritmo é o padrão de tempo em torno do qual se realiza o movimento e a criação está relacionada com a forma visual apresentada pelo movimento do corpo do bailarino.

 

Tipos de Dança

 

Existem quatro grandes grupos de estilos de dança que são:

• Dança Clássica – conjunto de movimentos e de passos, elaboradas em sistema e ensinados no ensino coreógrafos.

 

 

Leia este tema completo a partir de 12/3/2012

 

 

 



11/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres