Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A ECONOMIA NO MEU LAR - Por Maria da Fonseca

 

A ECONOMIA NO MEU LAR - Por Maria da Fonseca

 
 
Meus Amigos,

 Não sei se isto se passou em tempo de crise ou não, mas de acordo com o que vos conto, podereis fazer o vosso julgamento. éramos seis pessoas na nossa casa: o meu marido e eu, as nossas três filhas e a empregada.

 

Nós trabalhávamos os dois fora e as meninas estavam a estudar.
 A gestão dos nossos proventos era feita de uma forma muito simples, utilizando o que nós chamávamos o método dos envelopes, o qual vos passo a descrever.

 

 O meu marido e eu, nos dias 30 de cada mês, sentávamo-nos à secretária do escritório para fazer a distribuição por envelopes da quantia que tínhamos recebido no emprego, de acordo com a previsão das despesas mensais. Este sistema foi usado durante vários anos com ótimos resultados. Partíamos do princípio de que, uma vez despendida a quantia dum envelope naquilo para que estava reservada, não podíamos retirar dinheiro de outro qualquer dos envelopes cujo conteúdo se destinava a cumprir outra despesa.

 

 Em primeiro lugar juntávamos o dinheiro dos nossos vencimentos, tomando o meu marido nota na agenda do total recebido. A seguir fazia-se a distribuição pelos envelopes, na parte da frente dos quais escrevíamos, além da quantia inclusa, o fim a que se destinava; a seguir fechavam-se os envelopes, e o meu marido voltava a registar na sua agenda como fora feita a distribuição: para os «gastos da casa» - x, para mim -y......

 

Eu, ao juntar o meu ordenado ao do meu marido, sentia-me a contribuir igualmente para as despesas da casa e, sempre mais à vontade para fazer qualquer compra que considerasse necessária. Mas este envelope com o meu nome e o registo do dinheiro que continha era para os meus gastos pessoais. Não podem calcular as manobras que fazia com ele! Daí saíam presentes, roupas para mim e para as minhas filhas e uma diversidade de pequenas coisas que, nem sempre sendo essenciais, amenizavam o meu dia a dia.

 

Leia este tema completo a partir de 28/5/2012

 

 



26/05/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres