Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A FACE BRANCA DO PRECONCEITO - Por Roberto Rillo Biscaro

 

A FACE BRANCA DO PRECONCEITO - Por Roberto Rillo Biscaro

 

Encontrei um texto bem interessante no blog A Grama da Vizinha a respeito do livro e a exposição de fotos Filhos da Lua, em Moçambique. O texto é de autoria de Sâmela Silva.

 

Filhos da Lua - Albinos em Moçambique

 

Vez ou outra ela está lá. Uma garota branca, bem branquinha, a pedir esmolas no farol entre a Av. Julius Nyerere e Av. 24 de Julho. E a gente se cobre de um sentimento de impotência. O sol, o grande vilão, queima e mancha a pele da garota. Mas ele se torna um coadjuvante, perto do maior vilão de todos, o preconceito. Um dos temas que nunca imaginei abordar nos chama atenção diariamente aqui em Maputo, o albinismo.

 

Já vi muitos albinos aqui em Moçambique, mas infelizmente nenhum em uma posição privilegiada na sociedade, sempre em trabalhos inferiores, isso quando conseguem trabalho. Pensando neste assunto, hoje conhecemos um pouco do belíssimo trabalho do casal de fotógrafos Solange dos Santos (moçambicana) e Dominique Andereggen (suéco) e da Adods – «Associação defendendo os nossos direitos», uma organização moçambicana sem fins lucrativos, que visa garantir que os direitos das pessoas portadoras do albinismo sejam salvaguardados.

 

Os fotógrafos, moraram na Tanzânia e souberam de tantas crueldades que sentiram a necessidade de fazer um trabalho revelador sobre estas pessoas quando vieram morar em Moçambique. Assim, em parceria com a Adods, nasceu o livro e a exposição fotográfica: «Filhos da lua» (um dos modos de se referir à pessoas albinas), moçambicanos albinos. Assista aqui o depoimento de alguns participantes da exposição.

 

Uma parte do trabalho da Adods, consiste em uma doação financeira mensal e você se torna «Padrinho» de uma pessoa com albinismo aqui de Moçambique. «Padrinho» e «Afilhado» se conhecem, e o padrinho pode acompanhar de perto a educação e assistência médica do afilhado. Eu não imaginava que aqui em Maputo existisse um movimento assim. Fiquei muito feliz por conhecer!

 

 

Leia este tema completo a partir de 12/3/2012

 



10/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres