Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Gruta de Camões em Macau - Recolha e composição de António Cambeta de Macau / Tailândia

 

A Gruta de Camões em Macau - Recolha e composição de António Cambeta de Macau / Tailândia


 
A gruta de Camões fica situada à entrada do morro do Patane no mui concorrido Jardim Luis de Camões, em chinês Pá Kap Chau (ninho da pomba branca), perto da Igreja de S. António, em Macau.
 
A gruta é formada por três grandes rochedos dispostos em dólmen: os dois laterais, formando duas paredes quase paralelas, distam entre si 135 cm, num prolongamento de 332, com a altura de 450; o terceiro assenta sobre estes, protegendo do sol e da chuva o pedestal e o busto do poeta, havendo ainda aos lados do pedestal, entre os rochedos late laterais, uma estreita passagem.

 

Todo o montículo em redor da gruta se veste de luxuriante vegetação tropical e as acácias e outras árvores seculares protegem com a sua sombra os cansados viandantes da vida, que tal como Camões, ali vão meditar e dar alívio às suas mágoas, hoje em dia este enorme e belo jardim é muito frequentado, por pessoas de todas as idades que ali vão praticar tai chi, levar suas aves, apanharem ar puro, jogar xadrez chinês ou se encontrarem com amigos.
 
O actual busto de bronze de Camões, obra do M.M. Bordalo Pinheiro, fundido no arsenal do exército em 1861, foi colocado na gruta, em 1866, por Lourenço Marques, para substituir um outro detestável, tirado em greda por chineses do retrato que adorna a edição dos Lusíadas do P. Tomaz d’Aquino, reproduzida em Paris em 1815, o qual, por sua vez, havia sido colocado, para substituir outro que fora mutilado por mãos ímpias. Macau, pode, pois, orgulhar-se de ter sido a primeira a levantar ao poeta um monumento, embora tosco.
 
O ajardinamento do terreno, em que se encontra a gruta, foi feito pelos ingleses que, durante largo tempo, tiveram ali uma feitoria, habitando no edifício conhecido por Casa Garden.
 
Segundo reza a história, em 1885, os franceses pretenderam comprar a gruta, para lá estabelecerem um sanatório, mas por intervenção do Governador Tomaz Rosa, foi vendida por trinta mil patacas ao Governo, a quem pertence hoje.
 
Na pequena base, onde assenta o busto do poeta, pode ler-se: NASCEO LUIZ DE CAMOES - 1524 MORREO -  1580
 

 Leia este tema completo a partir de 11/6/2012



10/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres