Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A História da dupla Raul Torres e Florêncio - Por Helena Emília Bortoloti

 

A História da dupla Raul Torres e Florêncio - Por Helena Emília Bortoloti 

 

 Hoje vamos conhecer uma história bem interessante, acatei a sugestão do Acas que é um grande conhecedor de música sertaneja de raiz. Fiquei curiosa para saber quem era esta dupla, pois, nunca tinha ouvido falar.

 

Apesar de existirem muitos vídeos com suas músicas e letras quase não se encontra muitos registros. Depois de muitas pesquisas consegui trazer a vocês a história deste patrimônio da música sertaneja raiz.

 

 Mas eles não formaram uma dupla logo de inicio, teve um caminho bem longo até se encontrarem para formar a dupla, por isso primeiro vamos conhecer quem foi Raul Torres, embora não seja muito relembrada e muito mais se fale da carreira solo de Raul Torres como cantor e compositor do que exatamente da trajetória da dupla.

 

Raul Torres foi cantor e compositor nasceu em Botucatu, Estado de São Paulo, no dia 11 de julho de 1906. Mas foi em São Paulo que seguiu a carreira de cantor. Adotou o estilo nordestino, que fazia sucesso nos anos 20, por causa de nomes como Turuna da Mauriceia. Compositor de inúmeros grandes sucessos na Músicas Caipira Raiz, tais como Moda da Mula Preta, Cabocla Tereza, Chico Mulato, entre outras.

 

Raul Torres também foi pioneiro do Radio Brasileiro, e um dos nomes mais importantes da música sertaneja ele atuou nas emissoras Educadora Paulista e Cruzeiro do Sul. A partir de 1945, Torres se dedicou aos programas de rádio, com isso diminuindo as gravações de disco.

Antes de Raul Torres fazer dupla com o Florêncio ele fazia dupla com Serrinha seu sobrinho esta dupla que durou de 1937 a 1942, dissolvida por causa de um desentendimento entre sobrinho e tio.

 

As coisas não iam bem para Raul Torres, além dos desgastes gerados pela polemica com a música «Saudade de matão» e também pelo constante desentendimento com o sobrinho Serrinha os quais culminaram a separação da dupla, Raul Torres perde a esposa Assunção que veio a falecer em fevereiro de 1942, após três anos de casamento.

 

Leia este tema completo a partir de 30/4/2012

 

 

 



29/04/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres