Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A lenda da Peónia - Por Dulce Rodrigues

 

A lenda da Peónia - Por Dulce Rodrigues

 

A peónia é a flor do mês de Junho no Japão, país onde é considerada um símbolo de muito dinheiro!

A peónia é uma linda flor que eu vi pela primeira vez no jardim da minha avó e que igualmente encontrou lugar no meu jardim na Bélgica. O nome desta flor tem origem em Peon, um deus grego, discípulo do deus da medicina Asclépio (também chamado Esculápio).

 

Peon, que exercia igualmente funções de médico dos deuses, foi um dia solicitado pela deusa Leto, mãe de Apolo, para lhe trazer a raiz de uma planta mágica que crescia no cimo do Monte Olimpo e que se acreditava poder aliviar as dores das mulheres em trabalho de parto. E como Leto era a deusa da fertilidade, queria utilizar as propriedades dessa raiz para fins terapêuticos.

 

Quando o deus Asclépio tomou conhecimento de que Peon tinha conseguido encontrar a raiz mágica, ficou furioso de inveja do seu discípulo e tentou matá-lo. Pelos vistos, os deuses do Olimpo também tinham defeitos muito feios... Leto pediu então a Zeus, pai de todos os deuses, para salvar Peon da cólera do seu mestre. E Zeus acedeu ao pedido da deusa e salvou Peon, transformando-o numa flor que tomou o nome do deus: peónia.

 

A peónia é uma flor muito apreciada pelos Chineses, que lhe chamam «a mais bela» e para quem ela simboliza beleza e prosperidade. E, como não podia deixar de ser, também na China existe uma lenda do tempo da dinastia Tang que conta a origem das peónias negras. Uma estória que remonta à dinastia Tang.

 

 Leia este tema completo a partir de 20/8/2012

 

 

 

 



19/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres