Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Língua Portuguesa. - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes

 

A Língua Portuguesa. - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes 

 

Antecedentes:

 

A língua portuguesa é uma língua complexa, rica, rara e bela. Para entender esta complexidade, é preciso voltar um pouco no tempo e revisitar alguns fatos que motivaram a origem da Língua Portuguesa. Voltamos ao Lácio, região da Península Itálica, habitada por romanos, onde se falava a língua latina, um falar simples, de vocabulário reduzido e sem preocupações estilísticas.
 
Em meados do século IV a. C., os romanos ampliaram suas fronteiras para além do Lácio, conquistando primeiro os territórios da Península Itálica e depois a Sardenha, a Sicília e a Córsega. No auge de sua expansão, o Império Romano ia da Lusitânia à Mesopotâmia e do Norte da Africa à Grã-Bretanha.
 
Os romanos não estenderam apenas seus domínios, mas também levaram para as regiões conquistadas seus hábitos de vida, suas instituições, seu padrão de cultura profundamente influenciados pelos gregos e sobretudo sua língua, o latim.
 
O latim literário ou clássico era praticado por uma pequena elite, ligada principalmente à igreja, com correção e apuro do vocabulário, elegância no estilo, como podemos apreciar nas obras de Cícero, Vírgilio , Horácio e outros escritores que usavam o latim com intenções literárias.
 
O latim vulgar era falado pelos mais diversos tipos sociais: soldados, marinheiros, agricultores, pastores, barbeiros, artistas de circo e outros profissionais, sempre com a única preocupação de estabelecer comunicação imediata.
 
Foi o latim corrente, coloquial, que os soldados, os colonos e os funcionários romanos levaram para as regiões conquistadas. Uma língua viva e simplificada que representava a multiplicidade e a riqueza da fala popular.
 
Os povos conquistados transformavam o latim a seu modo. As transformações que sofreu em cada região resultaram no aparecimento dos diferentes romances ou romanços.

 

 

Leia este tema completo a partir de 6/8/2012

 

 

 

 

 



03/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres