Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A mercearia dos meus avós - Crónica de Virgínia Teixeira - 2ª Classificada na modalidade crónica nos Jogos Florais de «Os Bonjoanenses» - Faro.

 

A mercearia dos meus avós - Crónica de Virgínia Teixeira - 2ª Classificada na modalidade crónica nos Jogos Florais de «Os Bonjoanenses» - Faro.
 
Numa esquina da rua Antero de Quental a parede está marcada por azulejos que soletram: «Casa Carvalhinho». Foi nessa esquina que os meus avós criaram uma mercearia onde trabalharam incansavelmente por décadas, um local que marcou o Bom João por muito tempo.

O meu avô começava a manhã levando o seu carrinho de mão rua abaixo até à fábrica de pão, e trazendo-o de volta, carregado com o pão do dia. Nalguns desses dias deixava-me, ainda muito pequena, sentar no carrinho de mão, rodeada pelas sacas quentes de pão e inebriada pelo cheiro inigualável de pão acabado de tirar do forno, e eu era a criança mais feliz do mundo.
 
Quando penso na mercearia, é quase impossível não recordar a minha avó encostada ao balcão a conversar com as freguesas que ali iam não apenas para comprar pão, mas para conversar e muitas para esquecer a solidão das suas vidas.
 
Eu tinha mais de dez anos quando soube o nome de baptismo da minha avó, porque até ai nunca tinha pensado nela como outra coisa senão a «Avó Gija». Por isso, a «Dona Maria Dionísio», que fez tanto bem a tanta gente do Bom João, que conhecia todos os fregueses como se fossem família, para mim será sempre a minha Avó Gija.
 
Era uma mulher dura que foi criada na miséria de um lugarejo do interior algarvio que vivia do que a terra provia, e durante toda a sua vida conheceu pouco mais do que a miséria.

Era uma mulher seca, não dessas avós que abraçam os netos e os enchem de doces, mas era mais que isso, uma amazona. E todos os Domingos, o seu dia de descanso, fazia pelo menos dois pratos diferentes para o almoço da família.
 
Quando terminávamos, levantava os pratos e fazia um bule de café, cujo sabor nunca mais senti sem ser pelas suas mãos, mesmo tendo tentado fazê-lo no mesmo bule e com o mesmo café.

 

 

 Leia este tema completo a partir de 21/5/2012



20/05/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres