Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Morte de Inês de Castro no panorama da tragédia clássica em Portugal

 

A Morte de Inês de Castro no panorama da tragédia clássica em Portugal
 
Algumas das tragédias de Séneca figuravam já na livraria de D. Afonso V; e corriam em tradução portuguesa impressa deste 1559, pelo menos. Em 1528 publicou-se A Vingança de Agamémnon, adaptação, em décimas heptassilábicas, da tradução da Electra de Sófocles, por Hermán Perez de Oliva, que no país vizinho se notabilizou pelas suas versões de comédias e tragédias gregas.

 

Uma tradução portuguesa da mesma peça, com o mesmo título da castelhana (e provavelmente baseada nela), foi concluída em 1536 por Henrique Aires Vitória e impressa entre aquele ano e o de 1555.
 
As primeiras tragédias modernas conhecidas (o que não quer dizer representadas) no meio universitário de Coimbra, aliás em língua latina, devem ter sido Jeftes e Baptistes, originais de Jorge Buchanan, as versões latinas de Alcestes e Medeia de Eurípides pelo mesmo professor, e outras peças de Guérente e Mérat.

 

Diogo de Teive escreveu um David que se representou em Santa Cruz, em 1550, na presença de D. João III, rainha e infantes, e outras peças, entre as quais uma tragédia que tinha como assunto a morte do infante D. João (Joannes Princeps, Tragädia).

 

A representação de peças em latim tornara-se já então uma praxe, sobretudo por ocasião de visitas solenes régias ou episcopais às universidades de Coimbra ou Evora. A primeira tentativa de tragédia original em língua portuguesa foi provavelmente a Cleópatra de Sá de Miranda, de que nos restam alguns versos heptassilábicos.
 
E é dentro deste teatro académico, onde nascera também a comédia Bristo, que surge, sob a provável influência das tragédias latinas de Buchanan e sobretudo Diogo de Teive, a tragédia Castro de António Ferreira. Directa ou indirectamente (como, em geral, para o teatro trágico renascentista) serve-lhe Séneca de modelo.

 

Leia este tema completo a partir de 8/8/2011

 

 

 



06/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres