Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A nova maneira de se entender a deficiência e o envelhecimento - Texto de Florisbela Bauer    

 

A nova maneira de se entender a deficiência e o envelhecimento - Texto de Florisbela Bauer

    

Este texto mostra uma aproximação entre a discussão sobre envelhecimento e o tema da deficiência, pois, com o envelhecimento da população, o principal grupo de deficientes concentra-se entre os idosos.

 

Revela também como a emergência da corrente conhecida como modelo social da deficiência muda a forma tradicional de compreensão da questão ao transferir do indivíduo para a sociedade a responsabilidade pelas desvantagens relacionadas à deficiência.

O modelo social da deficiência é uma discussão extensa sobre políticas de bem-estar e de justiça social, em que a explicação médica para a exclusão não é mais considerada suficiente.

 

O debate sobre deficiência tem ocupado cada vez mais espaço nas políticas públicas brasileiras. Isso ocorre, por um lado, como resultado do envelhecimento populacional, que força o reconhecimento de que a experiência da deficiência não pertence apenas ao universo do inesperado e, sim, que faz parte da vida de grande número de pessoas.

Por outro lado, resulta de mudanças no que se define por deficiência e na forma de se entender como a sociedade é responsável por ela. A combinação desses dois fatores é de especial importância para os formuladores de políticas, pois tem implicações diretas na determinação do conteúdo das políticas e de seu público-alvo.

A ampliação desse debate tem enfrentado várias barreiras, até mesmo no que diz respeito à terminologia «correta» a ser usada quando se discute a questão. Por algum tempo, evitou-se o uso do termo deficiente para se referir às pessoas que experimentavam a deficiência, por se acreditar que se tratava de um termo estigmatizante.

Foram buscadas alternativas como «pessoa portadora de necessidades especiais», «pessoa portadora de deficiência» ou, o mais recente, «pessoa com deficiência», todas buscando destacar a importância da pessoa quando feita referência à deficiência.

 

Leia este tema completo a partir de 29/8/2011

 

 

 

 



28/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres