Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Via Láctea de Luis Buñuel, o Herege.

 

A Via Láctea de Luis Buñuel, o Herege.

 

Inserido no Ciclo «Buñuel, o Herege», antecipando a Conferência sobre este realizador que foi proferida pelo Dr. Reia Baptista no passado dia 6 de Junho, na Sede do Cine Clube, integrada no Projecto «Livros em Cadeia» (iniciativa com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian).

La Voie Lactée é uma «colagem perversa». A expressão aplica-se por igual a todos os filmes finais e coloridos de Buñuel, com a excepção de Tristana. Desde que se dê ao primeiro termo a acepção que sempre teve para os surrealistas e ao segundo a acepção que sempre teve para Buñuel.
 
O caso de La Voie Lactée é flagrante. «Interessam-me as heresias como me interessam todos os inconformismos do espírito humano, seja na religião, na cultura ou na política», disse o autor. Face a uma ortodoxia, a heresia é o comportamento perverso, como face à normalidade sexual o são as chamadas perversões.

 

A Séverine de Belle de Jour é tão perversa como os «pateliers» do século XVI, a que alude o louco padre da primeira estalagem, que diziam que «o corpo de Cristo estava na eucaristia como a lebre no patê» (e não foi Buñuel quem inventou a imagem nem nenhuma outra deste filme) ou como Prisciliano, o bispo que fala latim com pronúncia restaurada. Ou ainda o jansenista, ou todos os outros heréticos deste filme. São os desvios da norma-padrão.
 
Isto quanto à perversidade. Quanto à collage, bastará ler a ficha técnica para abrir a boca de espanto: que obra será esta, onde intervêm Cristo e a Virgem, o Diabo e o Marquês de Sade, bispos e prostitutas, freiras e «mâitres» de restaurantes de luxo, cegos e polícias, professoras primárias e o Papa?
 
Nem Cecil B. DeMille, nos seus momentos mais inspirados, inventou tal «salada». Uma série de sketches? Buñuel rejeitou expressamente tal forma ou tal fórmula, e o filme tem sempre um fio condutor que é a peregrinação dos mendigos de Paris a Compostela. A construção da «continuidade descontínua» desta prodigiosa obra é a das collages e a sua figura, como o título da obra, uma constelação.
 

 

Leia este tema completo a partir de 11/6/2012 

 



09/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres