Raizonline - Jornal - Radio - Portal

A Viola Cabocla - Crónica / divulgação de António Carlos Affonso dos Santos - Acas - Parte final e remessa para as anteriores publicações

 

A Viola Cabocla - Crónica / divulgação de António Carlos Affonso dos Santos - Acas - Parte final e remessa para as anteriores publicações

 

Este trabalho, de autoria do Professor Alceu Maynard de Araújo, foi publicado em artigos, na Revista Sertaneja de números 4, 5, 6, 7, 8, 9, 13 e 14, de julho de 1958 a maio de de 1959. Por sua importância para a divulgação deste instrumento tão valioso para a cultura sertaneja, este artigo está sendo transcrito na íntegra, inclusive as fotos. Estas estão com baixa qualidade devido a deterioração do papel, devido a idade do mesmo (45 anos). Ao final do trabalho, veja uma pequena biografia do Prof. Alceu.

Afinações da Viola
 
Em geral as afinações da viola são conhecidas por nomes regionais, populares assim: cebolinha, cebolão, do sossego, etc... Por exemplo, afinação em Mi é a Cebolão. E como muitos violeiros só conhecem uma afinação, afirmam que na viola não há «tom menor», dando só a posição «maior».
 
Ilustramos com clichês algumas afinações com seus respectivos nomes populares, regionais paulistas. Comecemos com o Cebolão, uma das mais comuns.
 
Boa afinação para sapateado, por isto mesmo a preferida pelos catireiros, xibeiros, catereteiros e fandangueiros. Em geral os violeiros genuínos dizem que é a mais positiva das afinações: «é a que São Gonçalo ensinou», dizem os seus devotos.

Outros, « a melhor para se pisar nas cordas da viola», «não desaparece por mais ferrado que seja o palmeado do cateretê.»
 

A Cebolinha simples é a afinação preferida pelos modinheiros. Fazendo uma pestana no segundo trasto é «quatro paus» para sapateado, «declara bem no bate-pé».
 

Há outra cebolinha (pelas três cordas) também conhecida por «Ré Acima» ou «Cebolinha pelo meio», apropriado para solar músicas. Nesta afinação, o pai da aviadora Anésia Pinheiro Machado, o itapiningano Gustavo Pinheiro Machado, saudoso virtuose da viola, tocava tudo: desde as modas de viola até Chopin, desde os cateretês mais barulhentos até Brahms. Hoje, ainda os poucos solistas que nós conhecemos, preferem-na às demais.

 

Leia este tema completo a partir de 2/4/2012

 



29/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres