Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Análise Fílmica - Análise Fílmica dos filmes «Xica da Silva» e «Quanto vale ou é por Quilo?» - Por Materre - Artiste

 

Análise Fílmica - Análise Fílmica dos filmes «Xica da Silva» e «Quanto vale ou é por Quilo?» - Por Materre - Artiste

 

O cinema brasileiro contemporâneo vem desempenhando, ao longo do tempo, papel fundamental na formação de opinião e mudança de comportamento. Atualmente, discute-se cada vez mais que papel é esse. Comunicar o quê? Para quê? Para que tipo de sociedade? A resposta a estas questões nos conduz a uma determinada visão de mundo, de sociedade, de ser humano.

 

Este trabalho visa analisar aspectos identitários de representação da mulher negra no cinema brasileiro, com ênfase nas relações de gênero e etnia, a partir da ótica das personagens protagonistas Xica, do filme «Xica da Silva» e Joana, do filme «Quanto vale ou é por quilo?». Este filme foi livremente adaptado de um conto de Machado de Assis intitulado «Pai contra Mãe» e mostra a permanência de nosso passado escravista, ainda na atualidade.

 

Quanto ao estudo sobre etnia, este termo é derivado do grego ethnos que significa «povo»; Kabengele Munanga (1988) em «Negritude: Usos e Sentidos», conceitua etnia como «um conjunto de indivíduos que histórica ou mitologicamente têm um mesmo ancestral, a mesma língua, a mesma religião ou cosmovisão, mesma cultura e um território em comum».

 

A etnia compreende fatores socioculturais, nação, história, língua, tradições e também aspectos psicológicos inerentes a um povo. As discussões relativas à etnia aprofundarão temas como: «transfiguração étnica» conforme Darcy Ribeiro; teorias científicas sobre inferioridade racial de Gobineau e Nina Rodrigues; o mito da democracia racial, segundo Jocélio Telles; Florentina Souza, Joel Zito Araújo, Jéferson De e Flora Sussekind referem-se à representatividade étnica afrodescendente em diferentes veículos; a condição sócio-histórica da mulher negra apresentada por Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro e Luíza Bairros; aspectos sobre cultura e estereótipo, a partir de Stuart Hall e Homi Bhabha, e cenas dos filmes serão exemplificadas para fundamentar estes e outros estudos.

 

No que se refere à mulher no contexto cultural do Brasil, registra-se ainda a permanência de muitos tabus e discriminações, sobretudo de ordem moral e estética e, em se tratando de mulher negra, estes problemas são agravados pelo fato desta mulher sofrer preconceito de ordem social, racial e sexual.

 

Leia este tema completo a partir de 6/8/2012

 

 

 

 

 



04/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres