Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Andréa del Fuego e o Prémio José Saramago

 

Andréa del Fuego e o Prémio José Saramago
 

Foi na sétima edição (2011) que o galardão no valor de 25 mil euros, que distingue jovens autores com obra editada em língua portuguesa, no último biénio, foi entregue a Andréa del Fuego.

Bianualmente o Prémio José Saramago distingue jovens escritores por uma obra de ficção, romance ou novela, publicada em qualquer país lusófono.
 
Segundo o regulamento, «o Prémio distingue uma obra literária no domínio da ficção, romance ou novela, escrita em língua portuguesa, por um escritor com idade não superior a 35 anos, cuja primeira edição tenha sido publicada em qualquer país da lusofonia, excluindo obras póstumas».
 
«Acreditamos que se trata de um momento da maior importância para a literatura de língua portuguesa, em que associamos um grande nome da literatura a novos talentos que se revelam».
 
O júri é composto por elementos «de reconhecido mérito no âmbito cultural»: a editora Guilhermina Gomes, que preside, a escritora Nélida Piñon, a poetisa Ana Paula Tavares, a presidente da Fundação José Saramago, Pilar del Rio, e o escritor Vasco Graça Moura. Por escolha da presidente, integram também Manuel Frias Martins, Maria de Santa Cruz e Nazaré Gomes dos Santos.
 
Paulo José Miranda, Adriana Lisboa, José Luís Peixoto, Gonçalo M. Tavares, Valter Hugo Mãe e João Tordo foram os nomes premiados com este galardão nas edições anteriores.
 
Andréa del Fuego, é natural de S. Paulo, Brasil, onde nasceu no ano de 1975. Com formação em publicidade, fez produção de cinema e realizou duas curtas-metragens.
 
Colaborando em várias revistas, inicia-se na escrita com Minto enquanto posso (2004). Uma primeira coletânea de contos seguida por Nego Tudo (2005), Engano seu (2007) e Nego fogo (2009).

 

Em paralelo experimenta o juvenil com Quase caio (2008) e Sociedade da Caveira de Cristal (2008) e o registo infantil com Irmãs de pelúcia (2010).

 

Decidida a completar a sua formação em Filosofia ingressa na Universidade de São Paulo. Incluída em diversas antologias de contos, nomeadamente 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira e Os cem menores contos brasileiros do século, foi distinguida ainda este ano com o Prémio São Paulo de Literatura. Mantém o blog www.andreadelfuego.wordpress.com .

 

Leia este tema completo a partir de 25/6/2012

 



22/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres