Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Aos defensores dos animais de Portugal - Texto de Virgínia Teixeira

 

Aos defensores dos animais de Portugal - Texto de Virgínia Teixeira
 
Há dias que são mais difíceis que outros. Há dias em que abrir o email é um esforço demasiado grande para mim e não consigo. Sei o que lá está, sei a dor e as histórias de crueldade que me esperam.
Sei que há milhares de seres vivos que sofrem e ninguém se importa. Sei que há um cão que perdeu os donos porque estes morreram, e esse teve pelo menos a sorte de ser amado.
 
Mas sei que há animais que foram jogados do carro em andamento, animais bebés deixados á beira da estrada, animais enforcados nas árvores de sítios remotos, animais jogados de janelas, deixados para morrer em varandas fechados ao frio e á sede, fechados em pequenos espaços toda a vida…
Sei que a realidade de Portugal é esta e que são muitas as pessoas a quem esta realidade é indigesta. Ainda há gente que quer lutar contra a passividade das autoridades, gente que não dorme porque sabe que há um animal á chuva.

Há pessoas que não conseguem passar ao lado de um animal na estrada e deixá-lo para morrer. E há pessoas que gastam todo o tempo, dinheiro e sentimentos a salvar estes animais perdidos, abandonados, jogados para o lixo como se fossem coisas.

Estes são os heróis de Portugal, os que lutam contra tudo e todos porque SABEM que os animais não são coisas, são seres vivos que merecem cuidado, protecção, VIDA!
Porque o mais triste é que Portugal (e o mundo) têm muito para resolver, há tanta tragédia e tristeza que é impossível resolver tudo. Mas ao contrário dos seres humanos, que dispõem pelo menos de leis que as protegem (embora sejam frequentemente mal aplicadas) os animais não têm nem a protecção da Lei nem a protecção da unanimidade relativa aos seus direitos.

Porque a verdade é que há muita gente que acha que os animais são «coisas» e como «coisas» podem ser comprados, vendidos, deitados fora, torturados, amados até perderem o interesse e depois abatidos.

Nem todos concordam que, de facto, esta atitude é imoral, anti-ética e tudo menos humana (pelo menos dentro daquilo que se considera ser humano).
E é por isso que valorizo ainda mais o esforço destas pessoas que dedicam a sua vida a ajudar os animais.

 

Leia este tema completo a partir de 29/8/2011

 

 

 

 

 



27/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres