Raizonline - Jornal - Radio - Portal

AS PLANTAS NOSSAS AMIGAS ... e da nossa saúde - Por Dulce Rodrigues

 

AS PLANTAS NOSSAS AMIGAS ... e da nossa saúde - Por Dulce Rodrigues

 

Ao longo de toda a minha vida, tenho sido uma apaixonada pela Natureza, pela sua grandeza e diversidade em geral, pelas plantas em particular. Talvez porque desde pequena, em casa dos meus pais, tivesse tido a sorte de dispor de um jardim, a verdade é que nunca consegui viver sem estar rodeada de árvores e flores, por mais pequeno que tivesse sido o bocado de terra que possuía, e apesar das várias vezes que mudei de casa... e de país!

 

Por toda a parte existe um bocado de terra à nossa espera, e quer as plantas que cultivamos, quer as que nascem espontaneamente nos campos, quase todas elas nos fornecem uma variada e riquíssima farmacopeia: elas fizeram parte da medicina primitiva, foi o homem que as colheu e experimentou.

 

 Desde os tempos mais remotos que o uso das plantas com fins curativos é descrito em tratados de medicina, dos quais o mais antigo é a pequena placa de argila encontrada nas ruínas de Nippur, na antiga Suméria, e que se encontra hoje no Museu da Universidade de Filadélfia, nos Estados Unidos.

 

Este documento histórico foi escrito por um médico sumério anónimo, que viveu nos fins do terceiro milénio a.C., e que decidiu legar por escrito aos seus colegas e alunos as suas melhores receitas médicas.

 

Também os Chineses, os Egípcios, e mais tarde os Gregos, nos legaram os seus escritos sobre as fantásticas propriedades medicinais de certas plantas. No seu famoso tratado Corpus Hippocraticu,, descreve Hipócrates - chamado o «pai da medicina» - as enfermidades conhecidas no seu tempo e apresenta, para cada uma delas, o respectivo tratamento com um remédio vegetal. Igualmente Dioscórides, outro Grego célebre, descreve no seu tratado De Materia Medica centenas de drogas de origem vegetal, assim como o não menos notável Galeno deixa o seu nome ligado à conhecida «farmácia galénica», que preconiza a utilização das plantas ao natural para determinados fins terapêuticos.

 

 Leia este tema completo a partir de 10/9/2012

 

 

 



08/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres