Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Balsa, cidade romana no sudeste algarvio - Por Fernando Pessanha

 

Balsa, cidade romana no sudeste algarvio - Por Fernando Pessanha 

 

Balsa foi uma cidade do Império Romano, situada na província da Lusitânia, mais precisamente na freguesia da Luz (concelho de Tavira), nos terrenos actualmente designados por Torre d’Aires, Antas e Arroio. A história da Balsa romana inicia-se no séc. I a. C. e termina no séc. V ou VI da nossa era. Teve o seu apogeu no século II e terá sido uma das maiores cidades da Lusitânia.

 

A cidade é citada pelas fontes clássicas como Pompónio Mela, Plínio - o - Velho, Ptolomeu, e ainda pelos Itinerários de Antonino. A decadência de Balsa foi pautada por crises, recuperações e destruições violentas. O grupo social influente, ligado ao tráfico marítimo, foi perdendo força devido às incursões da pirataria magrebina e desaparece no século III, à medida que o império começava também a decair.

 

Em 276 é atacada pelos Francos e sofre grande destruição no grande sismo de 382 d. C. Provável é que no séc. V já não existisse vida urbana no local, que se transformou num campo de ruínas virtualmente abandonado.

 

A memória do sítio de Balsa perdeu-se até no séc. XVI, quando André de Resende localiza-a em Tavira. O local exacto da cidade só viria a ser descoberto na década de 60 do séc. XIX, por Estácio da Veiga e Augusto Teixeira de Aragão, numa altura em que e antiga cidade ainda preservava os seus alicerces quase intactos.

 

O nível arqueológico enterrado manteve-se relativamente intacto até finais da década de 70 do séc. XX. Maria Luísa Affonso dos Santos, na sua obra Arqueologia Romana do Algarve, escrevia em 1971 a respeito de Balsa:

 

«Desta cidade já quase nada resta à vista. Quem hoje for à Torre de Aires ficará decepcionado (…) Abandonados no terreno jazem alguns fustes, uma ou outra pedra e inúmeros alicerces emergem à superfície. Eis o que perdura in loco da famosa Balsa».

 

 

Leia este tema completo a partir de 27/8/2012

 

 

 

 

 



26/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres