Raizonline - Jornal - Radio - Portal

COLUNA DE TOM COELHO - Uma nova vida em dois anos

https://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1831370_201303011519389.jpg

COLUNA DE TOM COELHO - Uma nova vida em dois anos

 

«Semeia um pensamento, colhe um ato; semeia um ato, colhe um hábito;
semeia um hábito, colhe um caráter; semeia um caráter, colhe um destino.»
(Marion Lawense) 


A vida me tem sido um constante exercício do aprendizado. E, parafraseando o Talmude, tenho aprendido muito com meus mestres, mais com meus amigos e mais ainda com meus alunos. Estes personagens surgem a todo instante, vêm e vão, deixando sempre um pouco de si e levando um pouco de mim também. E assumem formas variadas, humanas ou inanimadas, eternizadas numa palavra, num gesto, numa canção ou numa imagem.

 

Aprendi com o filósofo dinamarquês Sören Kierkegaard que «a vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente». Assim, embora com a visão sempre voltada ao futuro, próximo e distante, não raro coloco-me a espreitar meu passado, como quem investiga o porquê das escolhas feitas e dos caminhos trilhados. E tenho observado que minha vida, hoje, é reflexo das decisões tomadas há não mais do que apenas dois anos.

 

Minhas alegrias ou desalentos, realizações ou frustrações, companheiros ou adversários, enfim, os frutos que tenho colhido, sejam saborosos ou insípidos, foram cultivados por mim mesmo, ora em terreno fértil, de onde viceja a prosperidade, ora em terreno arenoso, de onde grassa a inutilidade.

 

Finis origine pendet

 

Fui felicitado com a possibilidade de assistir a um filme singular, «O Clube do Imperador», protagonizado por Kevin Kline, no papel do professor William Hundert, responsável pelo ensino de História Greco-Romana aos alunos secundaristas de uma tradicional escola norte-americana cujo lema associado à sua insígnia é finis origine pendet, ou seja, «o fim depende do início».

Na mesma proporção em que nossa condição vigente é resultado do que fizemos no passado, as portas do futuro se abrirão como consequência daquilo que fizermos no presente. Olhe ao seu redor. São as atividades que você realiza hoje e as pessoas com as quais convive neste momento que determinarão quem você será e onde aportará ao cabo de um par de anos.

 

Se um determinado empreendimento não vai bem, esteja certo de que isso decorre de decisões equivocadas, de estratégias inadvertidas ou de projetos não implementados no decorrer dos últimos dois anos. Lembre-se de que uma empresa quebra de duas maneiras: aos poucos e de repente. E relacionamentos também são assim...

 

Leia este tema completo a partir de 04/04/2011

 

 

 



01/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres