Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Frans Krajcberg - a arte como experiência total - vida e militância. - Por Se-Gyn

https://static.blog4ever.com/2011/04/481789/artfichier_481789_1783301_201302175027535.jpg

 

Frans Krajcberg - a arte como experiência total - vida e militância. - Por Se-Gyn
 

O ambientalismo e conservação ambiental hoje, mais que um ideal, virou moda e até meio de vida, tendo um lugar certo e garantido nas mais diversas agendas políticas e da atuação das instituições, além de possuir um lugar ou nicho reservado e diversificado, dentro do mundo das manifestações artísticas, havendo também uma lista razoável de artistas que produzem arte ligada ao ambientalismo, ou de qualquer forma, articulada com a política de conservação ambiental.

 

Neste tema, porém, o artista polonês Frans Krajcberg é decano, em nosso país. posto que sua arte sempre esteve formalmente ligada à militância ambiental e, nesse sentido, fala por si, tal a sua força pictórica, a temática e seu tratamento, além excelência de sua técnica longamente apurada, o que salta da mais simples contemplação.

Na sua obra, nem sempre é possível separar nela o que é o pictórico e o que é militante, vez que esta é clara e direta, verificada desde o discurso, até a sua realização. Em seu caso, a postura politica está introjetada na arte, sendo ali um de seus componentes.

 

Faz tempo, o ambientalismo virou oportunidade e, até, oportunismo. O discurso em favor da preservação ambiental se encontra em lugares e situações um tanto suspeitos ou inóspitos, além de se encontrar nas embalagens mais controversas ou dissimuladas. Na obra de Krajcberg, não. Sua sincera militância se confunde com seu fazer artístico, sendo parte de sua história de vida.

 

Europeu de origem, fixou-se em nosso país e segue vivendo conforme escolheu viver, isto é, imerso totalmente no mundo de sua arte, estruturando, dia a dia, um fantástico universo de formas e imagens. Ele começou a descobrir o Brasil pelo estado do Paraná, mas, não sei se por deslumbramento, senso histórico, ou uma jornada messiânica de natureza pessoal, fixou-se no sul da Bahia, estado onde iniciou-se o custoso processo que levaria ao surgimento do Brasil (país, pátria, nação e, enfim, sentimento).

 

O que produz tem algo de dantesco, no sentido de que captura imediatamente nossa visão e, logo em seguida, nossos sentidos. Depois disso, entramos no campo ideológico da sua criação, passando das formas para os materiais, enxergando então seu parâmetro e panorama, para retornar depois, às estruturas, formas e cores, já a compreendendo naquele nível em que se vislumbra a coerência, antes de mais nada.

 

Em suas obras - predominam a utilização de restos de materiais encontrados na região próxima ao redor de seu ateliê. Ordinariamente, restos e pedaços de madeiras recolhidos em desmatamentos, queimadas, erosões ou processos naturais de extinção, barro, ossos ou escolhos encontrados na região praieira de Nova Viçosa - BA, etc.

 

Destacam-se nelas, quase sempre, a evidências das formas orgânicas, que nos rememora de vegetação ou seres vivos originais, através de formas estilizadas que, de qualquer forma, nos remetem sempre a outras formas - talvez mundos orgânicos, talvez o processo épico da vida em nível celular ou ainda formas de natureza icônica ou simbológica, que nos religam a ideias atávicas ou valores antigos da humanidade...

 

Leia este tema completo a partir de 04/04/2011

 

 



02/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres