Raizonline - Jornal - Radio - Portal

O coral da passarada; O Quinteto de Metais das Aves - Por Varenka de Fátima Araújo

 

 

O coral da passarada; O Quinteto de Metais das Aves - Por Varenka de Fátima Araújo


 
Tarde ensolarada de fevereiro, pouco vento. Estava marcando para o final de tarde o casamento do casal de pombos - correio, com toda pompa, o coral composto por uma passarada reluzente e esplendorosa, com um repertório vasto e variado, sob a regência do famoso maestro urubu.

Antes do casamento, como é de praxe, o maestro urubu foi realizar o ensaio geral com os admiráveis: bem - te - vi no seu estridular, o beija-flor a ciciar, o falcão pia e o gavião guincha, todos no mesmo tom.
 
O maestro continua empolgado regendo, com sua asa aponta para o perdigão que carcareja, o pavão no mesmo tom pupila, o condor crocita. No tom agudo estava a cigarra a ziziar e a andorinha a chilrear. Quando o galo com rara potencialidade vocal cantou, toda passarada vibrou.
 
O sabiá sentiu-se ofendido dizendo:
- Para, para, tenho uma voz afinada fiz canto no conservatório na floresta do Amazonas, e faço questão de ficar em destaque no coral. O maestro urubu surpreso apontou para o sabiá:
- Sei do seu aprimoramento na técnica vocal do seu talento, mas o galo cantou hoje divino, vai ser destaque nesta cerimônia.

O sábia: - Então não canto.


O assun preto interveio, colega tem dia que nosso gogo está limpo, outro dia está desafinado, tente acompanhar as notas musicais e junte a nós neste dia em harmonia, para fazermos uma bela apresentação no casamento do amigo pombo-correio que já levou tantas mensagens de amor.
O sábia:
-Não e não. Retirou-se zangado.

 

 

O Quinteto de Metais das Aves

 

O quinteto de metais das aves realizam concertos em variados espaços, os instrumentos de metais tem características próprias e são inigualáveis como instrumento de sopro.
O quinteto era composto:
Papagaio, trompete
Periquito, trompete
Morcego, trompa
Arara, trombone
Araponga grande, tuba

O maestro pato competente com senso de direção insuperável. O concerto estava com data marcada, para um grande público com composições de Mozart e Ravel. Os ensaios aconteciam pontualmente as 19:00 horas. Nesta noite o morcego chegou atrasado, o araponga grande afobado perguntou:
-Por que tu chegas atrasado?
O morcego deu a explicação
-Fico observando algumas espécies raras bebendo uma água suja e vejo tudo para baixo.

 

 

Leia este tema completo a partir de 04/04/2011

 



03/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres