Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Encontro de Poetas da Nossa Terra em Santarém - Por Arlete Piedade

 

Encontro de Poetas da Nossa Terra em Santarém - Por Arlete Piedade

 

Organizado pela Biblioteca Municipal Brancaamp Freire, com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, para comemorar o Dia Mundial da Poesia, teve lugar no dia 27 de Março de 2011, das 15h30 ás 18h, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, o primeiro Encontro de Poetas Locais.
Esta iniciativa que pretende ter pelo menos um carácter anual, teve a presença de 18 poetas, residentes ou naturais, no distrito de Santarém, que declamaram poesias de sua própria autoria e também algumas de outros autores.

 

Foram os seguintes, os poetas presentes:
- Arlete Piedade, escritora e radialista, natural e residente em Santarém;
- Carlos Cristiano da Conceição Franco, 86 anos de idade, natural de Abrantes, radicado em Santarém;
- Maria Cremilda Dionísio Salvador, professora na Universidade da Terceira Idade, natural da Covilhã, residente em Santarém;
- Deolinda da Costa Saraiva, autora de peças de teatro e poesia, natural e residente em Santarém;
- Eduardo Augusto de Vasconcelos Nazareth Barbosa, reformado, natural de Gouveia e residente em Santarém;
 
- Maria Elisa Conceição Vicente de Figueiredo Duarte, voluntária na Cruz Vermelha, nascida em Vila Franca de Xira e residente em Santarém;
- Filomena Custódio, escritora, poetisa e pintora, natural e residente em Santarém;
- Hortense Marques, poetisa, residente em Santarém.
- Maria Ivone Duarte Carrolo, residente em Alcanede, concelho de Santarém, onde é dinamizadora cultural, pianista, autora de textos teatrais, poesia e músicas.
- Jorge Eduardo Gonçalves Coutinho Lopes, bancário reformado, natural do Funchal, e residente em Santarém. Dedica-se à fotografia e à poesia.

 

- Lídia Frade, natural de Ponte Celeiro - Almoster ( Santarém), residente em Lisboa por razões profissionais. Poetisa, e autora de textos teatrais.
- José Luis de Vasconcelos Nazareth Barbosa (Luís Nazareth Barbosa), que usou também os pseudónimos de Luis Fonte - Boa, Jaime Pascoal e Luis Negro. Nasceu na cidade do Funchal, a 11 de Setembro de 1926. Foi locutor, director prisional, autor de programas de rádio, autor de várias canções onde canta o Ribatejo e os seus temas. Declamou apenas de memoria, poemas com tanto sentimento, que a todos os presentes assomaram lágrimas aos olhos. Aplaudido de pé, foi sem dúvida o Poeta!

 

Leia este tema completo a partir de 11/04/2011



09/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres