Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações VI - Por Daniel Teixeira - Alcoutim a crença e a realidade

 

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações VI - Por Daniel Teixeira - Alcoutim a crença e a realidade

 

Saber se Alcoutim como Concelho desaparece ou continua eis a questão.

 
O amigo José Varzeano na sua última introdução ao meu texto aqui publicado em número anterior (Pode ver este texto na sua versão anterior carregando aqui) tece algumas considerações sobre esse mesmo texto no seu Blogue Alcoutim Livre (Ver aqui).
Sobre essas considerações gostava de ter escrito mais e melhor mas como digo no seu final as coisas, todas as coisas, têm tantos desdobramentos que por vezes e por questões de economia da paciência dos leitores é melhor mantê-las em níveis de desenvolvimento que possam ser aceitáveis por essa mesma paciência dos leitores.

Pequena nota (do José Varzeano) misturada com alguns comentários meus
«Desta vez a «Pequena nota» vem no fim depois de ler atentamente as opiniões alicerçadas em estudo do Amigo Daniel Teixeira.

Ainda que ele possa ter toda a razão do Mundo continuo a pensar não por qualquer estudo que tenha feito ou consultado sobre o assunto, talvez por algum conhecimento que tenha sobre as mexidas administrativas ocorridas ao longo dos anos ou talvez por alguma sensibilidade e aqui não incluo nada de sentimentalismos.

 

Enquanto por cá andar, Alcoutim continua a ser o mesmo com os seus defeitos e virtudes.

Eu já não vou ver as alterações político-administrativas que um dia terão lugar.»
Será preciso ter em atenção aqui que Alcoutim será sempre Alcoutim seja ou não sede de Concelho. É evidente que existe alguma diferença (entre Freguesia e Concelho) mas teremos que relativizar também as coisas e sobretudo procurar saber se um dado título (ou nome) faz de uma terra uma coisa melhor ou pior do que aquilo que ela é.

 

Loulé, como Cidade, por exemplo, tem 20 anos e é sede de um dos maiores Concelhos do País e o facto de ser chamada de Vila em nada a terá afectado. Havia mesmo quem afirmasse entre os políticos locais que preferia «ter» uma Vila grande do que uma Cidade pequena.

Com uma população rondando a mesma de Faro (Capital do Distrito de Faro) é um caso bastante sue generis da alegada descentralização administrativa: tem nada menos de 11 Freguesias contra 6 de Faro e se bem me lembro uma parte substancial delas (destas Freguesias em Loulé) foi criada para contrabalançar os poderes no seio da Assembleia Municipal.

 

Como se sabe os Presidentes de Junta de Freguesia têm assento por inerência na Assembleia Municipal e direito igual a voto como os eleitos directamente para a mesma Assembleia Municipal.

Faro por sua vez tinha (e tem) uma Freguesia que abarcava - se estou em erro é de aproximação - quase 50% da população farense (a Freguesia da Sé) e houve bastante dificuldade em implantar nos últimos anos a Freguesia do Montenegro retirando território e população à Freguesia da Sé, ainda o Aeroporto e todas a estruturas interligadas nomeadamente os contribuintes das Rent a Car e mesmo os da zona Industrial do Montenegro.

Por sua vez a Freguesia da Sé tem um aspecto que se aproxima daquilo que tenho falado sobre a importância (e a perca dela) das ligações e afinidades administrativas obtidas por via fluvial e / ou marítima.

 

A ilha da Culatra, situada em plena Ria Formosa, prolonga-se para o lado esquerdo de Faro e a sua ponta esquerda fica sensivelmente em frente a Olhão. Nesse mesmo extremo situa-se a povoação da Culatra. Há a ilha e a povoação com esse mesmo nome chamando-se tanto a esta como às outras pontas de embarque / desembarque de «Ilhas» quando na verdade são apenas cais de embarque / desembarque de uma mesma ponta dunar.

 

Ora se a chamada «ilha do Farol», por exemplo, situada à entrada do porto de Faro não oferece dúvidas quanto à sua pertença geográfica e afinidade com a Cidade de Faro e a Freguesia da Sé dado que o cais e respectivas estruturas portuárias se situam no Bom João - de Baixo, o mesmo já não acontece com a povoação da Culatra que está em termos de afinidade e proximidade mais próxima de Olhão e do Cais de Olhão.

 

Leia este tema completo a partir de 11/04/2011

 

 



09/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres