Raizonline - Jornal - Radio - Portal

CORONEL FABRICIANO - 056 - Os groteiros -  BENEDITO FRANCO

 

CORONEL FABRICIANO - 056 - Os groteiros -  BENEDITO FRANCO

 
 
Interessante notar a alegria e o bom humor dos roceiros.

Entre os roceiros há os groteiros - são os mais atrasados, tanto cultural quanto de vivência, e com vocabulário mais próprio e mais pobre - vivem um pouco isolados, à margem das roças – nas grotas das fazendas. As casas dos fazendeiros tomam lugares de destaque, como as colinas ou as baixadas.

 

Os roceiros sempre sorrindo; às vezes sorrateiramente; às vezes um simples semblante alegre. Riem da gente?... ou... os bobocas somos nós mesmos!

Constantemente dentro da alegria de viver, parecendo no meio de uma piada leve, vendo o desenrolar e esperando o desfecho gozado.

 

Possuem uma sabedoria característica, às vezes fina ou surpreendente. Vejam o que há pouco me falou um deles:

- Vô fundá um banquim pra mim. Diz qui dá muito dinhero. Tamém, si num dé e dé perjuizo, o guverno bota nosso dinherim lá! Banquero só leva lucro... e nóis paga!

Tive um empregado analfabeto e que saiu da roça, mas a roça não saiu dele. Jogava palavras para um ou outro amigo que passasse pela loja. O amigo também retribuía e lá ia ele rindo, balançando os braços e, às vezes, todo o corpo - riem com todo o corpo.

 

O roceiro ri com os ombros! Reparem. Balançam os ombros para baixo e para cima, o corpo seguindo os movimentos do vaivém.

 

Nós, os citadinos, sempre sisudos e correndo. Nosso máximo é cumprimentarmos os amigos com um balouçar de cabeça, um sorriso matreiro - muitas vezes inconscientes ou desconfiados.

Uma senhora leu meus contos e apareceu na loja para comentá-los. Comentário vai, história vem, o papo encompridou e ela começou a contar as estórias e causos dos groteiros. Pedi-lhe que escrevesse para mim. Apreciem as jóias:

 

Leia este tema completo a partir de 11/04/2011

 



09/04/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres