Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Uma Ilha do Atlântico Sul - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes 

Uma Ilha do Atlântico Sul - Por Arlete Deretti Brasil Fernandes 

Viver nesta ilha por opção é muito bom. E uma terra de contrastes, onde a agitação da vida moderna convive com a placidez das comunidades do interior.
Zininho estava coberto de razão quando cantou este «pedacinho de terra perdido no mar». A música e a letra são inesquecíveis.
A velha figueira da Praça XV abre seus braços verdes para acolher e dar a sua sombra a todos que para cá vêm à procura deste idílico paraíso que já foi em outras épocas propriedade espanhola.

Franklin Cascaes, como escritor e artista plástico registrou costumes, narrou contos, compôs poesias, desenhou e esculpiu a cultura açoriana. Sua arte é hoje comparada à de Goya.
No Carnaval que passou, um conto de Cascaes foi o tema do enredo da Escola de Samba Grande Rio. O nome Jurerê , tem história e tradição, pois era um dos nomes dado à Ilha, pelos Carijós. Seu nome completo era, Y-Jurerê-Mirim, significando Boca d'água Pequena, em relação ao estreito central, que a separa do continente.

Praias belas e em quantidade têm por todos os lados. Desde as mais sofisticadas às mais populares.
O Criador sabia a beleza da arte que estava a esculpir, no momento em que desgrudou da Serra do Mar este pedaço de terra.
Assim é a Ilha de Santa Catarina, a principal de um arquipélago de 30 ilhas. Deliciosa fatia do paraíso, com 523 Km2 de verdes encostas, lagoas e praias e com 18 kms de largura.

Percorrer estes caminhos e fazer trilhas nas matas faz parte das atividades dos que gostam desta modalidade esportiva.
O espírito açoriano herdado dos imigrantes que povoaram a região há 260 anos, ainda têm características que personalizam a ilha: os barcos de pesca, as rendeiras, o folclore e a arquitetura colonial.

Vilarejos envoltos em tradição, como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha ainda conseguem resistir aos avanços da modernidade.

Leia este tema completo a partir de 09/05/2011

 



06/05/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres