Raizonline - Jornal - Radio - Portal

José Varzeano - Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser - Reflexos e reflexões - Poesia

José Varzeano - Simbiose Telúrica de Fragmentos do Ser - Reflexos e reflexões - Poesia

Decorreu no dia 6 de Maio passado, pelas 21 e 30 na Galeria da Casa dos Condes em Alcoutim a apresentação local deste livro de poemas da autoria de Manuel Madeira, um algarvio de S. Bartolomeu de Messines, nascido em 1924 e com obra publicada nesta área.

As palavras de abertura couberam ao funcionário municipal, Carlos Barão.

A apresentação esteve a cargo de Carlos Brito, «velho» amigo do autor e no que respeita aos seus mais notórios dados biográficos, enquanto a Dra. Maria Luísa Francisco fez uma análise crítica do trabalho definindo-o como «poesia poética e cheia de luz», um «livro cheio de vida», um «poeta que vive com grande intensidade e homem de grande sensibilidade».

Mais adiante define-o como «poeta doa afectos» e que «pensa com profundidade».

O livro que «mexe connosco» proporciona uma «leitura apaixonante».

Maria Luísa leu com propriedade alguns dos poemas incluídos no trabalho.

Carlos Brito de improviso coloca em destaque a luta do autor pela Paz e Liberdade, considerando-o da plêiade de Mário Soares e de Salgado Zenha, entre outros.

Relata um episódio passado numa mata em Bela Mandil onde os jovens reunidos são cercados e espancados pelas forças policiais e levados para Olhão o que durante o trajecto motivou manifestações de repúdio do regime Salazarista.

Manuel Madeira foi preso várias vezes e sofreu as torturas habituais impostas pela polícia política.

Foi demitido das funções públicas que exercia por motivos políticos tendo posteriormente trabalhado como técnico da indústria agro-alimentar. Vive actualmente na cidade de Olhão.

O poeta tem ligação a Alcoutim pois possui casa no pequeno «monte» dos Penteadeiros, freguesia de Martim Longo, cuja nostalgia, sossego e ambiente rural é apanágio de homens de marcada sensibilidade, nos quais se incluem os poetas.

 Leia este tema completo a partir de 09/05/2011



07/05/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres