Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - A PEROLA PERDIDA

 

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - A PEROLA PERDIDA


 
- O Senhor Hipopótamo está aparentando cansaço e tristeza! - Disse o Salmão, saltando na água fresca.

- Se lhe parece, amigo Salmão, tenho andado rio abaixo, rio acima, sem parar!... -
disse o Hipopótamo.

- Veja lá, se puder ajudá-lo!... - acrescentou o Salmão.

- Ficar-lhe-ia muito agradecido! - respondeu o Hipopótamo.

 

O meu cansaço deve-se a um grande esforço que tenho feito para encontrar uma Pérola que uma amiga Ostra me ofereceu, uma vez que resolvi ir passear até à foz. A minha amiga estava muito sossegada na rocha onde me deitei para descansar e, com todo o meu peso, sem me aperceber que ela estava ali, pus-lhe um pé em cima. A sorte foi ela ter gemido, mal lhe toquei, senão... Fiquei tão apoquentado com o acontecido que resolvi não sair de lá sem que primeiro me tivesse certificado que ela não tinha sofrido nada. Pedi-lhe desculpa não sei quantas vezes, e ela ria à gargalhada e dizia:

 

- Não me magoou nada, Senhor Hipopótamo! Foi só um susto enorme, quando vi o seu pé quase em cima de mim. Estou bem; muito bem! Até lhe vou oferecer uma coisa que, tenho a certeza, vai gostar.

- Quando vi a Ostra meter a mão num saco que tinha ao seu lado, fiquei com curiosidade. O saco estava cheio de qualquer coisa, que eu não sabia o que era. Então ela estendeu-me a mão fechada, e disse:

 

- «Feche os olhos e abra a mão, que quero fazer-lhe uma surpresa.»

- Fechei os olhos, estendi a mão, e senti uma coisa tão pequenina!... Era uma lindíssima Pérola. Guardei-a com muito cuidado na margem do rio. Todavia, não pensei que viria o Outono, com ele as primeiras chuvas e, consequentemente, prováveis enchentes do rio.

 

Aconteceu. Há dias choveu tanto, tanto, que o rio levou um caudal nunca antes visto. A partir de então, não tenho feito mais nada senão procurar a minha preciosa Pérola de estimação. Porém, como sou muito grande, há certos sítios onde não consigo chegar, como sejam aqueles buraquinhos tão pequeninos. Até pode ser que a Pérola tenha ido com a enxurrada, mas ainda não perdi a esperança de a encontrar.

 

Leia este tema completo a partir de 04/07/2011

 

 

 



02/07/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres