Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Lembrando o Dr. João Francisco Dias no 18º aniversário do seu falecimento

 

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Lembrando o Dr. João Francisco Dias no 18º aniversário do seu falecimento

 
 
Pequena Nota
 
Já o tenho escrito várias vezes, foi o primeiro texto que organizei a nível individual sobre o concelho de Alcoutim, mais propriamente compilando pequenos textos que foram publicados na imprensa regional e diária.

 

Também este escrito foi englobado com mais palavra, menos palavra, no meu trabalho, «Alcoutim, Capital do Nordeste Algarvio (subsídios para uma monografia)» publicado em 1985.

 Parece que foi ontem, mas já se passaram 39 anos!

 Depois disso já se tem escrito mais aqui e ali que vem enriquecer o conhecimento sobre esta grande figura.

 

 Entretanto, fui recolhendo aquilo que me tem sido possível e que se encontra em fichas dispersas, mas que pretendo um dia, se tiver saúde para isso, vir a publicar noutro texto onde se aproveitará, naturalmente, aquilo que aqui escrevi e noutro artigo igualmente publicado no Jornal do Algarve e que já incluí neste espaço na rubrica Ecos da Imprensa.

Como sempre acontece, é transcrito integral.

 

JV
 
(PUBLICADO NO JORNAL DO ALGARVE DE 10 DE MARÇO DE 1973)
 
Não conheci pessoalmente o Dr. João Francisco Dias, mas retenho na memória que a primeira indicação que tive da vila de Alcoutim, foi-me dada a trezentos e tal quilómetros de distância e da seguinte maneira: «Olhe, teve um médico - cirurgião excepcional, depois do seu falecimento, aquilo morreu».

 

A minha curiosidade ficou espicaçada e logo que tomei contacto com esta abandonada vila, que hoje podia ser considerada uma «princesa do Guadiana» se para ela se voltassem os olhos dos «fabricantes de turismo» servindo de complemento (tubo de escape) ao superlotado turismo do litoral algarvio, tentei confirmar aquela primeira e única informação. Sem dúvida que as palavras do meu informador correspondiam à realidade. Tomei assim uma admiração especial pelo ilustre clínico e procurei organizar uma pequena «biografia», alicerçada em recortes de jornais e em informações colhidas junto deste povo que o recorda com tanta saudade.

 

Lembrá-lo, na passagem do 18º aniversário do seu falecimento, representa uma singela homenagem de quem, não o tendo conhecido pessoalmente, mantém pelo seu nome grande admiração.

 

 

Leia este tema completo a partir de 10/9/2012

 

 

 

 



06/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres