Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - O futuro agrícola de Alcoutim - Pelo Engº Gaspar Santos

 

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - O futuro agrícola de Alcoutim - Pelo Engº Gaspar Santos

 

Sou um alcoutenejo de nascimento e de coração. Não possuo qualquer parcela de terra onde possa experimentar aquilo em que acredito. Começo recordando as palavras com que Daniel Teixeira terminava a sua colaboração neste blogue no dia 5 de Fevereiro de 2012:

 

E era assim, tudo era assim, sempre foi que eu me lembre, e penso (é lógico) que não terá sido só em Alcaria Alta: houve realmente muita coisa que faltou, não sei exactamente o quê, que suprisse a escassez e a depreciação das produções de cereais e fornecesse alternativas e isto em devido tempo, antes de deixar que o processo de pauperização progressiva se instalasse: quanto menos independente o meio maior a evolução da dependência: Um dia alguém pensará nisto com conta peso e medida...

 

E é exactamente para reflectir sobre a dramática desertificação humana e abandono das terras em todo o concelho que hoje escrevo. A desertificação, na verdade, dá-se por redução da população, enquanto, pelo contrário, a cobertura vegetal dos terrenos até aumentou, quer pelo avanço da floresta natural quer pelo cultivo do pinheiro.

 

No Jornal O Público de 2 de Fevereiro de 2012 dizia Pedro Lomba: «O Estado interferiu activamente: …. Inúmeros governos a partir do cavaquismo foram incitando ao abandono dos campos. A Política Agrícola Comum, a transformação da nossa economia numa economia de serviços e os juros bonificados liquidaram o país da TV rural….O Estado que acabou com a Agricultura recomenda que voltemos aos campos.»

 

Sempre tenho dito e escrito que nunca aceitei que se tenha deixado abandonar os campos, mas não tinha a solução de como evitá-lo. E, por isso, agora concordo absolutamente com a ideia de que se deve voltar a cultivar os campos. Inclusive penso que com o empobrecimento que aí vem é bem capaz de induzir muitas pessoas a terem que recorrer à agricultura.

 

Leia este tema completo a partir de 19/3/2012

 



16/03/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres