Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Pêro Dias, pequeno «monte» nas proximidades de Martim Longo

 

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Pêro Dias, pequeno «monte» nas proximidades de Martim Longo

 

Penso que seja um dos «montes» mais próximos da aldeia de Martim Longo, sede de freguesia a que pertence e de que dista 3,7 km, situando-se a 33 da vila de Alcoutim, sede de concelho.

Esta pequena povoação foi das últimas a possuir um acesso condigno, o que só veio a conseguir em 2002 (1) e que constituiu o CM nº 1038 asfaltado e que tem uma pequena obra de arte sobre o barranco Grande.

 

Além deste acesso há outro de terra batida que parte da EN 124 à esquerda após a Barrada e no sentido norte/sul.
 

Tem outro caminho que não conheço e se dirige à ribeira da Foupana que lhe fica próximo.

Foi construída uma passagem submersível sobre a ribeira e que serve o caminho para Pão Duro da freguesia de Vaqueiros. (2)
 

Os característicos cerros que correm como ondas e definem o Nordeste algarvio podem observar-se dos locais mais altos e chamam a atenção.

 Numa das últimas vezes que por ali passei (1997) à saída e em direcção a Martim Longo, num sítio baixo, por onde passa um barranco, vi um pequeno hortejo trabalhado por um casal que já passou a meia-idade.

 Ainda era possível ver uma ou duas searas.

 

Como pequena referência histórica posso dizer que em Maio de 1844 pairou sobre esta região uma horrível trovoada que devastou as searas. (3)

 

Como era norma nestas pequenas povoações um ou outro lavrador era o centro de gravitação de toda a população. Hipoteticamente teriam sido os ascendentes longínquos destes lavradores que teriam dado origem à pequena povoação, mas isto só no campo das suposições, visto desconhecer documentação que o justifique.

 

 

 Leia este tema completo a partir de 23/4/2012

 



22/04/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres