Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Quadros da vida rural alcouteneja - Escreve: M Dias

 

Blogue Alcoutim Livre - José Varzeano - Quadros da vida rural alcouteneja - Escreve: M Dias  
 
Nascia-se com a ajuda de DEUS e de algumas vizinhas, onde entre elas, uma tinha mais jeito para essa função. Em geral pessoa idónea, com experiência. Ficávamos junto das mães durante a 1ª infância (0-2 anos) a partir daí ou íamos com a mãe para onde ela fosse ou alguma tia ou vizinha olhava por nós. Só aos 7 anos se entrava na escola.

 

Isso não aconteceria se tivesse nascido na década anterior. Nesse tempo, ainda as meninas, não iam à escola, não era necessário saber ler e escrever para arranjar marido, ser boa mãe e boa dona de casa, lavar a roupa (dar uns pontos), trazer a casa asseada e cozinhar o essencial, ajudar o homem na apanha dos frutos secos, (figos, alfarroba, amêndoa), e da azeitona. Mondar, ceifar, enfim, a labuta do campo.

 

Não, não estou a falar no século XIX mas sim nos meados do seguinte.
 
No meu tempo, e apesar da escola ficar a uma distância considerável, lá fomos. O saber empírico do meu pai dizia: Quem não lê é como quem não vê.

Uma grande percentagem ficava apenas com a 4ª classe. Muito poucos seguiam para o liceu ou escolas técnicas. Alguns (rapazes) frequentavam o seminário como forma de poderem estudar.

 

Terminada a escola, (4ª classe), ficavam por ali, ajudando os pais nos afazeres do campo, namoriscando uma rapariga que procuravam muitas vezes por outros montes frequentando bailaricos, feiras e outras festas.

 

Chegando aos 18-19 anos, tendo a preocupação de serem apurados para o serviço militar, assentavam praça e lá iam cumpri-lo onde lhes era determinado. Acabado o mesmo que procurava realizar com a caderneta limpa, iam para a guarda - fiscal, ou republicana ou ainda para guarda-fios.
 
Entretanto, anos 60, começou a guerra! Na flor da mocidade foram enviados para as ex-colónias e seguiram-se as consequências que todos conhecemos. Os aerogramas eram escritos de mulher para marido e namorada para namorado por meninas como eu de 10 anos que já escrevíamos bem.

 

 

Leia este tema completo a partir de 27/8/2012

 

 

 

 



25/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres