Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Brontë - Por Virginia Teixeira - Charlotte Brontë

 

Brontë - Por Virginia Teixeira  - Charlotte Brontë

 

 
Charlotte Brontë nasceu a 21 de Abril de 1816 e é sem dúvida a irmã Brontë sobre a qual mais se tem escrito e mais se sabe. Sem dúvida que, por haver mais e mais ricas informações sobre ela, a tarefa tem sido facilitada aos historiadores que sobre o tema se têm debruçado.

 

Entre eles ressalta-se sem dúvida a obra de Elizabeth Gaskell, que em 1857 publicou «A vida de Charlotte Brontë», uma biografia na generalidade cuidada e sem dúvida de interesse para qualquer historiador das Brontë, mas que falha no distanciamento emocional que é tantas vezes necessário para uma boa biografia.

 
 
De facto, ter conhecido Charlotte e conviver com o reverendo assim como com o marido de Charlotte impediu Gaskell de se aventurar em questões que seriam importantes para a compreensão da complexidade da escritora, tal como o relacionamento (platónico ou não, correspondido ou não) de Charlotte com Héger, um professor casado na escola onde estudou e leccionou no seu período em Bruxelas.

 
 

Outras biografias de interesse (só para salientar algumas) são, por exemplo: «Charlotte Brontë» de Winifred Gérin; «Charlotte Brontë: uma vida apaixonada» de Lyndal Gordon e «Charlotte Brontë e a sua família» (tradução não oficial) de Rebecca Fraser (nenhuma destas obras tem, a meu conhecimento, versão em português).
  
 
Grande parte do conhecimento disponível sobre Charlotte advêm das cartas trocas com Ellen Nussey, que conheceu em 1831 aquando da sua entrada no colégio interno «Roe Head», onde também conheceu Mary Taylor, cujas cartas viriam também a trazer à tona informações relevantes relativamente ao seu percurso literário, algo de que raramente falava com Ellen Nussey.

 
 
O seu período neste colégio é particularmente importante para Charlotte, não apenas pelas amizades que viria a manter por toda a vida, mas também pelos conhecimentos adquiridos que lhe deram aptidões para vir a ensinar as irmãs em casa.

 

Leia este tema completo a partir de 27/2/2012

 



26/02/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres