Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Caderno Raizonline Alcácer Quibir - III - Alcácer Quibir foi há 434 anos - Alcácer-Quibir foi o resultado de uma política desastrosa

 

Caderno Raizonline Alcácer Quibir - III - Alcácer Quibir foi há 434 anos - Alcácer-Quibir foi o resultado de uma política desastrosa

 

Alcácer-Quibir foi o resultado de uma política desastrosa levada a cabo por um rei imprudente, que arrastou para a ruína a sua nação.

 

 Uma política expansionista impulsiva e obsessiva, destituída de uma estratégia consistente, que relegou o interesse nacional para segundo plano e deitou a perder a própria soberania do país.

 

 Nos campos de Alcácer-Quibir o rei tomou as decisões militares erradas, contra a opinião dos seus próprios capitães, que conduziram à derrota total do exército português.

 

 Após a batalha de Alcácer-Quibir, de Oued El-Makhzen ou dos Três Reis, Portugal e Marrocos nunca mais seriam os mesmos.

 

 Para Portugal, Alcácer-Quibir ficará para sempre como o maior desastre militar da sua história e pelo nascimento do mito do sebastianismo, que ainda hoje marca este povo triste e fatalista, à espera de alguém que o virá salvar num dia de nevoeiro.

 

 Para Marrocos, a batalha de Oued EL-Makhzen ou dos Três Reis foi um dos momentos de glória da sua história, que ocorreu num período que marcou decisivamente a afirmação da sua nacionalidade e unidade territorial.
 

Portugal sempre soube que não lhe era possível conquistar Marrocos e, principalmente, mantê-lo no seu poder.

«Um reino português em Marrocos era sonho irrealizável com os nossos parcos recursos em gente e dinheiro; (…)».

 

O próprio infante D. Henrique, o grande defensor e impulsionador da política expansionista de Portugal em Marrocos, tinha consciência disso.

«Não vemos (…) D. Henrique fechar os olhos às realidades e querer conquistar um país que Portugal, de pouca população e pobre, não podia abarcar. Um realista que ele sempre se revelou não podia ter tão estulta pretensão; e se algum dia teve esse sonho, filho da inexperiência primeira, deve ter acordado dele quando o mar imenso se começou a abrir diante das suas caravelas. Os perigos eram aí, afinal, menores e as vantagens maiores.»

 

 

Leia este tema completo a partir de 6/8/2012

 

 



04/08/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres