Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Caderno Raizonline Alcácer Quibir - IV - A minha opinião sobre Alcácer Quibir - Por Daniel Teixeira

 

Caderno Raizonline Alcácer Quibir - IV - A minha opinião sobre Alcácer Quibir - Por Daniel Teixeira

 

A minha opinião sobre Alcácer Quibir pode ser dividida em várias perspectivas de análise, algumas delas, ou pelo menos uma, ligeiramente suspeita de algum regionalismo impregnado. A outra, que também pode ser suspeita de parcialidade, é que tenho uma posição muito crítica em relação ao Sebastianismo desde há longos anos.

 

Já dei notícia disso aqui neste mesmo Jornal embora esses meus estudos, na sua grande parte estejam também perdidos, (como estão semi-perdidos os publicados na Imprensa Regional) desta feita através das diversas transformações informáticas que foram corroendo o meu antigo sistema das disquetes favorecido que foi também este facto com a minha não informática inércia e passividade na salvaguarda daquilo que escrevo.

 

Aqui há vários anos escrevi eu num Jornal Regional para onde escrevia que «o Algarve só foi alguma coisa de jeito em termos económicos e políticos e de influência a nível nacional enquanto «estivemos» no Norte de Africa». Perdido o Norte de Africa o Reino do(s) Algarve(s) entrou na vulgaridade política e social e passou a fazer parte mais integrante ainda da nulidade da paisagem portuguesa que existia e existe para além de Lisboa e depois Porto. Só nos anos 60 do Sec. passado e pelo factor turismo o Algarve voltou a constar no sempre subjectivo mapa nacional.

 

Um sociólogo injustamente esquecido, tão esquecido que nem eu me lembro o nome dele (há um Manuel da Silva Costa com um título igual mas não é a este que me refiro), escreveu aqui há vários anos, um livrinho que demonstrava e criticava o afunilamento da sociedade portuguesa à roda de um restrito círculo onde tudo se passa e tudo se resolve, em princípio.

 

Não se falava sequer ainda da descentralização (li o livro antes do 25 de Abril) , nem sequer de regionalização, como é evidente. Falava-se sim da força centrípeta da capital e dos esforços, pequenos, para tratar o desenvolvimento económico e social do país de forma equilibrada.

 

 

Leia este tema completo a partir de 6/8/2012

 

 

 

 

 



05/08/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres