Raizonline - Jornal - Radio - Portal

CENOURA, A DOS OLHOS BONITOS! - Texto, Recolha e Composição de Arlete Piedade

 

CENOURA, A DOS OLHOS BONITOS! - Texto, Recolha e Composição de Arlete Piedade

 

A quantos de nós, não disseram na infância para nos convencer a comer a sopa: Come cenoura, se queres ter olhos bonitos!

Na verdade a cenoura é um legume precioso, como vão ver, pelas suas propriedades nutritivas e medicinais e versatilidade na cozinha.
 
Cru ou cozinhado, este legume nutritivo favorece o bom funcionamento de todo o organismo. Muito rica em vitamina A, a cenoura tem várias propriedades medicinais e poder bronzeador.
 
Originária do Afeganistão, a cenoura é uma grande fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase que totalmente supridas com apenas cem gramas deste legume. Desde o ano 500 antes de Cristo, quando foram registadas as suas primeiras sementes, que a cenoura era cozida em ensopados para curar doentes.

Os benefícios da cenoura, chegada à Europa no século XIII, são imensos. Rica em vitamina A, que contribui para o bom estado da visão, da pele e das mucosas, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo, e vitaminas do Complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
 
Comer a cenoura crua é sem duvida uma das melhores formas de ingerir este legume. Ralada ou inteira, e bem lavada, a cenoura limpa os dentes e desenvolve os maxilares. O seu sumo favorece o bom funcionamento do fígado, purifica a bílis, ajuda na cura da icterícia e é um bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões. O caldo concentrado de cenoura, ao qual é adicionado mel e/ ou sumo de limão, é óptimo para curar bronquites, sendo ainda indispensável para gestantes e lactantes, pois melhora e aumenta o volume sanguíneo que, consequentemente, aumenta e melhora a produção do leite. Na fase do crescimento ela é essencial: é eficiente contra o crescimento retardado em crianças, na dentição defeituosa ou insuficiência de resistência contra as infecções.

 

 

Leia este tema completo a partir de 30/7/2012


 

 

 



28/07/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres