Raizonline - Jornal - Radio - Portal

CENTRO POPULAR DE LAGOA

CENTRO POPULAR DE LAGOA
 
Um jardim-de-infância, dois lares de idosos e um centro de dia e ainda o serviço de apoio domiciliário são as respostas que o Centro Popular de Lagoa oferece a um universo populacional que ronda as 20 mil pessoas em todo o concelho sito no Barlavento Algarvio.
No total, a instituição apoia cerca de 400 crianças (110 em creche, 200 em pré-escolar e 80 em ATL) e mais de 150 idosos.
 
Como refere a presidente da Direcção, «o Centro Popular acaba por ser uma extensão da família, porque há idosos que têm os netos na instituição e, depois, muitos funcionários também têm filhos e pais na instituição…».
 
Este ambiente familiar, natural numa comunidade que não é muito grande, é potenciado e promovido pelo convívio inter-geracional, que acontece especialmente em alturas como o Dia do Idoso, o Magusto de S. Martinho e o Carnaval, isto apesar de os espaços serem independentes, mas contíguos.
 
O monumental edifício onde estão instalados o Jardim-de-Infância «A Colmeia», o lar de idosos «O Nosso Ninho» e ainda o centro de dia ao primeiro olhar parece um enorme emaranhado de pisos, varandas e janelas, e foi a segunda casa do infantário, depois de este ter nascido, em 1975, numa velha casa recuperada com capacidade para 40 crianças.
 
Foi, de facto, com «A Colmeia» que tudo começou e que, três anos volvidos, daria origem ao Centro Popular de Lagoa, cuja primeira reunião de Direcção data de 1981. Se o infantário pretendeu dar resposta a uma necessidade dos pais de Lagoa, que não tinham onde deixar os filhos para ir trabalhar, foi também a necessidade de encontrar um espaço onde os mais velhos pudessem passar os últimos anos com dignidade e em companhia que fez nascer o lar «O Nosso Ninho», também ele inicialmente instalado numa casa antiga, mas esta sem condições.
 
Em 1990 é construído de raiz, num terreno adquirido pela instituição, o edifício que alberga até hoje «A Colmeia», inicialmente para uma centena de crianças, para 11 anos mais tarde se erguer contíguo o prédio que hoje alberga o lar de idosos «O Nosso Ninho» e ainda o centro de dia.

 

Leia este tema completo a partir de 18/07/2011 

 

 



16/07/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres