Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano. - Coisas Da Lusofonia: Vestido D´Alma

 

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano. - Coisas Da Lusofonia: Vestido D´Alma

 

«Pois eu sou ao mesmo tempo e acima de tudo Português, Açoriano, Europeu, Americano e Brasileiro e, por tudo isso, Romântico Hispânico e Ocidental. E gostaria de ser Homem de Todo o Mundo»!

Declaração de Vitorino Nemésio - açoriano e cidadão do mundo

 

(Vitorino Nemésio Mendes Pinheiro da Silva nasceu na Ilha Terceira, Açores, em 1901; faleceu em Lisboa, em 1978. Era: ficcionista, poeta, biógrafo, historiador, escritor, cronista, ensaísta, apresentador de televisão, epistológrafo, professor, jornalista e intelectual).

 

De certa forma e, com efeito, brasilianistas nativos e eu, participamos da procura das identidades lusófonas. O caminho da procura, pelo que podemos perceber, nos leva a todos a caminhar na direção daquilo que desejamos conhecer. Quanto mais esclarecidos somos, mais conhecemos nossas raízes.

 

Data do Século XVII, o registro da vinda de casais açorianos para o Brasil. Obviamente, esse dado histórico está intimamente ligado com as heranças culturais populares que iriam operar no Brasil.

 

Foi devido ao resultado da «Resolução Régia do Rei Dom João V», que no ano de 1746, determinou a abertura das inscrições para casais açorianos para embarcar para a região sul do Brasil.

 

Os estados do sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) foram os primeiros a receberem os açorianos (SC: Lagoa dos Esteves, Urussanga Velha, Pedreiras, Barra Velha, Içaras, Praia do Rincão); RS: São José do Norte, Estreito, Tavares, Mostardas, Santo Antônio da Patrulha, Capela Grande de Viamão, Porto dos Casais (Porto Alegre),Taquari, Santo Amaro, Piratini e Canguçu).

 

Aí foram formadas as primeiras comunidades açorianas no Brasil. Foram 87 casais e suas respectivas famílias, que saíram em 21 de outubro de 1747 (há 275 anos) das Ilhas Terceira, Graciosa, Vila do Porto, São Jorge, Pico e Faial; num total de 461 pessoas.

 

Desembarcaram em Santa Catarina em 6 de janeiro de 1748. (Na mesma época, em data posterior, desembarcaram também no Pará).

 

Leia este tema completo a partir de 3/9/2012

 

 

 

 

 

 



01/09/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres