Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram - Joaquim Evónio

 

Coluna de Arlete Piedade - Pessoas que nos Honram  - Joaquim Evónio

 

Tive o privilégio de conhecer pessoalmente Joaquim Evónio, em 19 de Janeiro de 2008, quando fui convidada pela nossa comum amiga e também colaboradora do jornal Raizonline, a poetisa Maria Petronilho, para apresentação de um seu livro de poesia, no Laranjeiro (Almada).
 
Foi esse um dia memorável para mim, pois que o grupo que se reuniu nessa data, incluía outros grandes poetas e amigos comuns, como Fernando Oliveira que se tinha deslocado do Brasil, com a sua companheira, e a quem também revi nessa altura, com muito prazer e alegria.
 
Os dois tinham ficado de me encontrar na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa, mas á saída como eu só conhecia Joaquim Evónio através de foto, vi-o na calçada em atitude de espera, mas tive vergonha de me dirigir a ele, sem ser apresentada, pelo que esperei pela chegada do Fernando Oliveira, para nos apresentar formalmente. No entanto, a sua figura era incontornável.

 

As barbas brancas, o olhar arguto e um pouco irónico de conhecedor do mundo e dos seus habitantes, identificaram-no logo perante mim. Ele olhava para mim e nada dizia....eu olhava para ele e ficava na minha...até que chegou o nosso comum amigo, igualmente grande poeta e fino prosador, Fernando Oliveira, e nos apresentou um ao outro.

 

Seguimos para Almada ao encontro da nossa amiga, com quem almoçámos, e convivemos pela tarde e pela noite, no lançamento do seu livro e com o seu grupo de amigos. Mas essas histórias ficarão para outra ocasião.
 
Hoje, propus-me falar um pouco desse grande prosador, amigo e divulgador da cultura lusófona, Joaquim Evónio que nos honra com a sua amizade, divulgando-nos através do seu site, Varandas das Estrelícias, e repassando-nos para o seu alargado circulo de amigos do mundo lusófono.
 
Joaquim Evónio Rodrigues Vasconcelos, nasceu no Funchal, Madeira - Portugal, 1938. Publicou «Sombra em Clave de Sol», Contos, Universitária Ed. Lisboa, 1999 (esg.) e «Esboços Pessoanos», (5.ª ed. 5 línguas), poemas sobre desenhos de José Jorge Soares, Edição dos Autores, Lisboa, 2009.

 

Leia este tema completo a partir de 25/6/2012

 

 



23/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres