Raizonline - Jornal - Radio - Portal

COLUNA do Prof. Menegatti - Sua empresa está preparada para as novas mudanças?; Neuromarketing...

 

COLUNA do Prof. Menegatti - Sua empresa está preparada para as novas mudanças?; Neuromarketing...
 
 
Sua empresa está preparada para as novas mudanças?

Você sabia que o volume de informações novas dos últimos trinta anos é maior do que o dos últimos cinco mil? Uma edição da Folha de São Paulo, em um dia de semana, contém mais informações do que aquelas que provavelmente a média das pessoas no século XVII, receberiam em toda a vida. A quantidade de informações disponíveis no mundo dobrou nos últimos cinco anos e continua a crescer numa proporção assustadora.

 

Transformar uma tecnologia nova e cara em uma commodity de preço baixo e acesso fácil hoje leva dez anos, mas daqui a uma década bastarão cinco anos e, em 20 anos, apenas dois ou três.

Vejamos o caso dos medicamentos antiaids. Há 15 anos, o gasto anual com esse tipo de medicamento (pouco eficaz) era de 30 mil por paciente. O valor hoje é de pouco mais de R$ 3.000,00 reais por ano e o tratamento é eficaz.

 

 

Neuromarketing...

Em suas pesquisas, os neuromarqueteiros utilizam os aparelhos que fornecem imagens do cérebro, para saber que áreas são ativadas quando a pessoa é exposta a marcas, produtos ou imagens. Dessa forma, ao detectarem as emoções, podem direcionar melhor campanhas publicitárias, ou seja, entramos literalmente na mente do consumidor.

 

Como?

 

Através de tecnologias já existentes dá para saber se o cliente aprova ou rejeita determinado produto ou marca e, mais importante, por quê. As experiências ocorrem da seguinte forma: enquanto o voluntário permanece em uma máquina de ressonância magnética funcional, os pesquisadores lhe apresentam fotos ou videoclipes. Dependendo da área cerebral mais ativada pelo fluxo sanguíneo, conclui-se que tipo de reação o estímulo causa.

 

As novas tecnologias permitiram descobrir que o cérebro evolui até a maturidade. Com a ressonância magnética funcional, os neurocientistas verificaram que 95% do volume do cérebro é alcançado até os 5 anos. Os outros 5% são formados até os 35 anos. Por isso que os advogados recomendam que ninguém faça o próprio testamento antes dessa idade.

 

Leia este tema completo a partir de 27/06/2011

 

 



24/06/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres