Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - Chegou Março, e o Pantufa?!

 

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - Chegou Março, e o Pantufa?!

 

O Carlinhos estava ansioso pela chegada da Primavera e, conversando com o Joãozinho, dizia: - Chegou o mês de Março e em pouco será Primavera. As árvores e os jardins começam a florir e a Natureza a ficar colorida.
- Eu adoro a Primavera! - Exclamou o Joãozinho. Ainda ela vem sei lá onde e já começo a ter sonhos primaveris. Uma vez sonhei que passeava num jardim repleto de flores que conversavam animadamente estendidas ao sol. As borboletas esvoaçavam em seu redor, poisavam nesta e naquela e, muito sorrateiramente, iam bebendo um pouquinho de seu néctar.

 

- E quando os passarinhos regressam às árvores ao fim da tarde, chilreando sem parar, até que se instalam comodamente nos ramos verdejantes?! A cantiga deles transmite-nos alegria, não é, Joãozinho?

- E, é! Mas também gosto de vê-los partir pela manhã, fazendo altos voos. Chega a parecer que tocam o Céu. Depois descem, descem, passam a rasar a terra ou o mar... Por vezes receio que se magoem, quando os vejo descer em alta velocidade e parece que vão estatelar-se contra as montanhas. Mas não! Passam a rasar, petiscam aqui e ali, e continuam o seu voo.

 

- Havia um passarinho chamado Pantufa, muito meu amigo, que todos os anos, no mês de Março, me trazia de presente um lindo ramo de flores silvestres. Fazia questão de chegar no primeiro dia de Primavera. O ano passado, não sei porquê não veio! Fiquei tão triste! - Disse o Carlinhos.

- Não entristeças, Carlinhos, que ele virá este ano!

- Não sei, Joãozinho! Ando tão ansioso! Não sei se lhe aconteceu alguma coisa ou se deixou de gostar de mim. Fazia-me tantos carinhos e eu a ele! A minha mãe tem sempre a casa florida, mas nunca achei as flores tão bonitas como aquelas que o Pantufa me oferecia. A nossa casa ficava tão alegre! Eu achava o mês de Março mais agradável quando o Pantufinha chegava e dava bicadinhas na minha janela. Nessa altura nem precisava de despertador, pois ele acordava-me à hora que costumo levantar-me para ir para a escola.

 

- Quem sabe se o Pantufa veio e como há tantas árvores parecidas, foi poisar noutra qualquer distante de tua casa? Até pode ter acontecido que, por ter outros meninos amigos, tenha reservado aquela visita para eles! - Disse o Joãozinho.

 

- Talvez, Joãozinho, mas isso não impede que me tenha deixado triste e cheio de saudades!
A minha professora também já disse isso, porque ela adivinha sempre quando estou triste ou alegre. Uma vez até lhe perguntei se é bruxa, pois costuma dizer-se que as bruxas é que adivinham! Ela riu-se e respondeu que não; que os meus olhos é que lhe dizem. Quando me disse isto, fiquei espantado, porque nunca ouvi dizer que os olhos falam, mas ela explicou que pela expressão dos olhos se nota se as pessoas estão alegres ou tristes, e por isso se diz que os olhos falam.

 

Leia este tema completo a partir de 30/05/2011

 



29/05/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres