Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - O PORQUINHO JACINTO

 

 

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - O PORQUINHO JACINTO
 

O PORQUINHO JACINTO
 

Era uma vez um porquinho que vivia numa quinta no alto da montanha duma ilha muito verde, com muitas flores e muitas cascatas de água transparente.

O porquinho chamava-se Jacinto e vivia muito feliz, porque o seu dono, o senhor Raposo, tratava-o e cuidava muito bem da sua pocilga, que estava sempre impecavelmente limpa.

Certo dia o Porquinho Jacinto adoeceu e o dono ficou muito preocupado, porque tinha uma estimação muito grande no seu Jacinto. Telefonou imediatamente ao veterinário, pedindo-lhe que fosse logo dar assistência ao pobre bicho que estava a sofrer imenso e grunhia tão desesperadamente, que fazia dó.

O senhor Dr. Coelho, veterinário, chegou, auscultou o Porquinho Jacinto, pensou um bocado e disse ao senhor Raposo:

- Tenha calma, que o Porquinho Jacinto vai ficar bom. Para já, vou dar-lhe uma injecção e tem aqui estes pozinhos, para misturar muito bem na ração, quando lhe der as refeições.

- Ai, Senhor Dr., não sei como hei-de pagar-lhe, se me salvar o Jacinto! Tenho mais estima por ele, que por nada deste mundo!

- Oh homem, não se preocupe, que o Jacinto não tem nada de grave. É só uma pequena indisposição que lhe provoca umas dores no abdómen. Deve ter sido originada por qualquer alimento não muito fresco. Mas descanse, que logo à noitinha ele estará bom.

- Oh Senhor Dr., o meu Porquinho Jacinto nunca comeu comida nenhuma que não estivesse muito fresca, isso tenho eu a certeza, porque quem lhe faz a comida sou eu e faço-a com muito cuidado e com produtos frescos da minha quinta. O Senhor Dr. não tem, de certeza, cliente nenhum que trate tão bem o seu porco como eu. Pelo menos aqui na Ilha.
O meu Jacinto vive como um príncipe! - Veja o Senhor Dr. que, como vivemos aqui no alto da montanha, para ele não ficar triste, levo-o frequentemente a dar uma volta de carro até à cidade e à beira-mar. O Jacinto distrai-se imenso! Gostava que o Senhor Dr. visse!

O meu porquinho é muito carinhoso e faz-me muita companhia, por isso é que estou assustadíssimo. Se ele me falta!... Além disso é um animal muito esperto.

Ainda ontem o levei a dar um passeio e ele mirava tudo; as flores, a água a correr na ribeira, as pessoas que passavam... De regresso a casa, o Jacinto entristeceu e começou a puxar-me as calças com a patinha. Então é que eu me lembrei duma falha que tive, pois sempre que o levo a passear, compro-lhe, numa lojinha lá da cidade, um chocolatinho, que ele até se lambe todo quando o come.
Como ontem me esqueci, ele entristeceu e chamou a minha atenção para tal facto, puxando-me as calças. Voltei para trás, porque o meu Jacinto não podia ficar triste! Para ele ficar mais contente, em vez de um, comprei-lhe dois chocolates, que ele devorou num instante. Veja o Senhor Dr. se isto é tratar mal o meu bichinho!?

 

Leia este tema completo a partir de 13/06/2011

 

 



11/06/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres