Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Cristóvão Colombo - Verdades e mitos

 

Cristóvão Colombo - Verdades e mitos


 

 Nascido em Génova em 1451, Cristóvão Colombo tornou‑se conhecido por ter sido o primeiro homem a trazer notícias consistentes sobre as terras existentes na parte ocidental do Atlântico, a América.

 

Pelo facto de ser considerado o descobridor de um novo mundo e também porque sendo originário da península itálica, viveu muitos anos em Portugal e realizou o seu maior feito ao serviço dos Reis Católicos de Aragão e Castela e ainda porque existem alguns passos menos conhecidos da sua biografia, muito se tem especulado sobre esta personagem.

 

São inúmeras as teses que defendem que ele não seria genovês mas sim galego, catalão, português ou mesmo búlgaro, consoante a origem dos autores destas ideias. Teorias sobre o seu papel como espião ao serviço de D. João II ou sobre interpretações cabalísticas da sua assinatura ou do seu próprio nome também abundam. Não é obviamente sobre essas ou outras ideias fantasiosas elaboradas em redor da personagem de Colombo que tencionamos escrever mas sim sobre os factos que são comprovados por investigações históricas sérias.

 

Na época em que Colombo viveu eram conhecidas, pela maioria dos Europeus, as extraordinárias riquezas que o Oriente possuía, especialmente em termos de especiarias. Era objectivo de D. João II alcançar essas regiões por via marítima de modo a desviar o comércio que até então se fazia por terra, e que na Europa era controlado pelos mercadores das cidades‑estado da península itálica.

 

 

Colombo e «O segredo da Rainha Velha» de Fina D'Armada (I PARTE)

 

 Este é o romance que narra com rigor histórico a vida fascinante e desconhecida de D. Beatriz, vida entrelaçada com a de Cristóvão Colombo mas que encerra muitos outros enigmas. Que leis e circunstâncias a levaram a ser governadora da Ordem de Cristo (antigos Templários) e herdeira do Infante D. Henrique? Como conseguiu que reis e papas legislassem para si? Que navegadores enviou à descoberta de ilhas a Ocidente, 19 anos antes de Colombo? Como concebeu o primeiro Tratado de Globalização? Como segurou o trono a Isabel a Católica? Que estranhas teias a aprisionaram mantendo-a esquecida até hoje?
 
Nesta obra, o leitor encontra também uma outra visão dos Descobrimentos Ibéricos, pistas sobre o provável envenenamento de D. Joao II, e um segredo que satisfaz incógnitas de 500 anos sobre as origens de Colombo. Segredo que inclui um documento secreto do Vaticano, da autoria do cardeal Garampi, sobre o Infante de Sagres.

 

 

Colombo e «O segredo da Rainha Velha» de Fina D'Armada (II PARTE)
 

Fina d'Armada - 2. O ULTIMO REBENTO DE HENRIQUE

Palestra integrada na Conferência de 23 Maio 2009, CUBA - Alentejo

 

2ª Parte - O ÚLTIMO REBENTO DE HENRIQUE           (Leia desde o início - 1ª parte)

Relativamente às letras da base, na sigla de Colon parecem indicar o seu nome – Cristóvão Fernandes. Quanto ao Zarco, que muitos defendem, gostaria de não me meter nisso para já. Por um lado, não consegui até agora encontrar uma filha ou neta de Zarco que encaixasse na história. Por outro, Zarco era uma alcunha que significava «olhos claros, azuis ou verdes, quase brancos». Essa era a cor dos olhos de Cristóvão Colon e do rei D. Manuel I. Além disso, Manuel Luciano da Silva defende que Zarco em grego significa Colon.

 

«Se consultarmos o dicionário judaico, verificamos que existem as palavras «Zakhar» que quer dizer «órgão masculino» e «Zarkor» que significa «projectar» ou «ejacular». Por isso «Zarkor» tem o mesmo significado que Colon em grego» (1)

 

Mas antes de voltarmos a estas 9 letras, lembremos que intérpretes dos livros de D. Tivisco dizem que Colon foi «o último rebento de Henrique». Tem-se interpretado como descendente de Henrique, sobretudo através do seu filho adoptivo Infante D. Fernando. Mas se pensarmos bem, Colon nunca podia ter sido o último rebento de ninguém, porque teve irmãos mais novos, filhos e descendentes que chegaram ao nosso século. Então, se não era último rebento de sangue, é último rebento de quê?

 

 Leia este tema completo a partir de 25/6/2012

 

 



23/06/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres