Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Crônica do Tempo em que Havia Futebol de Várzea - Por António Carlos Affonso dos Santos(Acas) - Meu Ultimo Jogo na Várzea

 

Crônica do Tempo em que Havia Futebol de Várzea - Por  António Carlos Affonso dos Santos(Acas) - Meu Ultimo Jogo na Várzea

 

Quando eu tinha vinte anos jogava num time de várzea, o «Independente» do Jardim D´Abril (Osasco). Na época esse era um time de «boleiros», ou seja, ali foi reunido alguns dos melhores do bairro do Jardim D´ Abril (bairro de Osasco -SP).

 

Modestamente, eu, ACAS, (então chamado de Carlinhos), envergava a camisa número nove. Certa feita, num domingo de manhã, nós fomos jogar com o «Palmeiras» de Pirituba.

 

Ali, a cancha era limitada de fundo e de um lado (em L) por um córrego que servia como esgoto da comunidade. Na cabeceira do campo, onde estava também o «vestiário», era a entrada possível ao campo de jogo, uma vez que do outro lado existia um barranco íngreme e cheio de pedras, onde se postava a torcida do «Palmeirinha», como era chamado. Não percebi de início; a maioria dos torcedores que se postavam no tal barranco, portavam pedaços de paus (galhos de árvores, cabos de vassouras e afins, ... .).

 

Embora o campo de jogo não tivesse grama, um capim ralo e um tipo de cipó de finas folhas revestiam ao menos cinquenta por cento da cancha. Uma coisa era boa; o campo era plano, sem buracos, como aqueles que sempre jogávamos e a bola rolava sem mudar de trajetória, bom para o Independente, pensei eu; e assim pensaram também meus companheiros.

 

O jogo tem início. Eu dei a saída para o Hélio Preto, que da meia direita recuou para o João Tucano (que havia se casado no dia anterior), este levantou a cabeça e lançou o Zé Carlos (o craque do time), por cima da zaga palmeirense e que, de chaleira, tocou por cima do goleiro: um a zero para o Independente!

 

Em quatro toques, fizemos um gol. Isso nos motivou e despertou a torcida e o time palmeirense, que passou a meter o pé, ao mesmo tempo em que a torcida brandindo os paus ameaçava o juiz da partida.

 

Leia este tema completo a partir de 27/8/2012

 

 

 

 

 

 



26/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres