Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XI - Por Daniel Teixeira - Ao correr da pena

 

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XI - Por Daniel Teixeira - Ao correr da pena

 

As minhas memórias sobre a minha vida em Alcaria Alta estão de tal forma interligadas que me é sempre difícil construir um texto com principio, meio e fim que se conjuguem. Na verdade temos de ter em atenção aquilo que se define normalmente como sendo a transversalidade, que em certo sentido é a contrária da linearidade, da obediente cronologia, da divisão em tempos continuados, da descrição do acontecido da hora tal à hora tal.

 

Se eu me lembrar das pessoas que nos visitavam sistematicamente quando íamos ao Monte terei de me lembrar das minhas primas do Monte das Velhas, que fica para os lados de Giões / Alcoutim e para o outro lado, de Vaqueiros, terei de me lembrar da minha prima Marquinhas que vinha infalivelmente de Santa Justa poucas horas depois de nós acordarmos no dia seguinte à chegada.

 

As primas do Monte das Velhas vinham em data incerta mas sempre também nos primeiros dias enquanto a Marquinhas parece que tinha um relógio cronometrado. A nossa ida nem sempre era certa nos dias e os contactos com Santa Justa não eram muito fáceis e pelo que me lembro telefones não havia naquele tempo por lá e mesmo que houvessem seriam exclusivamente utilizados para os casos mais graves e gastar dinheiro em chamadas telefónicas era questão que requeria uma demorada ponderação.

 

Mas lá vinha ela, de cesta na cabeça e dois cestos nas mãos, uma matulona rara por aqueles lados, para aí com 1,70 m de altura e corpo forte. Chegava de Santa Justa, talvez a 6 Kms dali, por caminhos desgraçados e parecia que vinha de um tranquilo passeio na baixa de uma cidade.

 

Gostávamos todos muito dela, aliás não me lembro de não gostar de alguém e mesmo o meu tio Afonso, o tal que foi da GNR, que já depois de reformado estava sempre presente, nunca me pareceu assim tão «torcido» como poderia imaginar.

 

Leia este tema completo a partir de 22/8/2011

 

 



20/08/2011
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres