Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Crónicas e ficções soltas - Alcoutim - Recordações XXVII - Por Daniel Teixeira - A minha avó Coelho (a)

 

Crónicas e ficções soltas  - Alcoutim - Recordações XXVII - Por Daniel Teixeira - A minha avó Coelho (a)
 
A minha «Avó Coelha» como lhe chamávamos era de facto minha tia avó e era uma velhota extremamente bonita, tinha aquele ar de senhora mesmo, como se dizia também por lá embora a «maldição» do costumeiro chapéu e do lenço apenas deixasse ver um pouco dos seus lindos cabelos brancos na zona da fronte e pouco mais.

 

Tínhamos um grande carinho por ela e agora penso se também não haveria um pouco de piedade da minha parte, mas de uma forma ou de outra, por simpatia directa ou intermediada pela pena dela ser cega o certo era que gostávamos todos os três irmãos e uma irmã adoptada de ir buscá-la a casa dela para a levar a casa da filha.
 
Vivia no Além (já aqui falei dos «bairros» em Alcaria Alta) e a filha dela (minha Tia Bia) morava na Praça. Dado o estado dos caminhos era um percurso demorado acrescentado pelo facto dela não ver. Coisas que acontecem e que a gente chega a pensar se é melhor ser cego de nascença ou cegar numa idade já adulta.

 

Claro que não é melhor nem uma coisa nem outra, são as duas más, mas deve ser muito doloroso mesmo ter levado cerca de 50 anos a ver e de repente perder a vista. Não sei exactamente qual foi a causa mas sei que ela ainda esteve no velho hospital de Faro, agora sede da Misericórdia e na altura Hospital na sua grande parte servido em enfermagem por Freiras e propriedade da Misericórdia de Faro.
 
Tinha esta minha «avó» de nome um grande e natural desgosto por ter perdido a vista e não se podia falar nisso com ela. O facto de dizermos «veja» era suficiente para a vermos a chorar. Por isso o termo «ver» não podia ser usado, mesmo que não quiséssemos mesmo significar com a sua utilização ver, mas sim utilizando-o como forma de expressão.

 

Leia este tema completo a partir de 23/4/2012


 



21/04/2012
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres