Raizonline - Jornal - Radio - Portal

De Ibn Darraj al-Quastali a Fernando Pessoa passando por Omar Khayyam e Abu Al-'Abdari.- Texto e organização da recolha por Daniel Teixeira

 

De Ibn Darraj al-Quastali a Fernando Pessoa passando por Omar Khayyam e Abu Al-'Abdari.- Texto e organização da recolha por Daniel Teixeira
 
Observações prévias: Quando da apresentação neste Jornal Raizonline de Ibn Darraj al-Quastali, aqui trazido biograficamente pelo historiador Fernando Pessanha (ver aqui) trouxemos também alguma poesia deste autor (ver aqui).

 

Ora eu não sendo um expert em poesia árabe (no Algarve) dediquei-me há alguns anos ao estudo da cultura árabe nesta zona (até Córdova, mais exactamente) embora uma parte substancial daquilo que li esteja relativamente esquecida pelo menos no dia a dia histórico árabe.

 

Não encontrei referências aos trabalhos de Jorge Borges de Macedo, por exemplo, que tem trabalhos histórico - filosóficos importantes sobre o arabismo nesta região, como disse, e não sendo um expert, acabei por constatar aquilo que mais tarde (nestes dias) vim a confirmar.

 

Senão vejamos  aquilo que quero dizer partindo do meu conhecimento de alguns poetas árabes e de alguns conhecimentos da filosofia (nomeadamente a sufista) do período árabe da Península Ibérica.

 

Diz-nos Adalberto Alves sobre Abu Al-'Abdari: «Ainda em torno dos poetas de Cacela, ao tempo do Al-Andalus, escolhi um poema de Abu Al-'Abdari (séc. XI), cuja temática faz lembrar Omar Khayyam, o poeta persa contemporâneo deste homem de Cacela e de quem venho divulgando algumas das quadras do seu Robaiyat.»

 

Como aquelas taças pesavam
 Quando vazias até nós vieram...
 Depois ficaram quase esvoaçantes
 Mal o vinho dentro lhes puseram:
 Como corpos que mais leves se volveram
 Ao habitá-los almas crentes

 

 In : ALVES, Adalberto
 O meu coração é árabe
 Assírio & Alvim, Lisboa 1987

 

 E agora, lembrando que acima se refere Abu Al-'Abdar, vejamos uma quadra (Rubā‘iyat ou Robaiyat) de Omar Kayyam em O Rubā‘iyat de Umar-I Khayyām - Maria Aliete Galhoz - 

 

Leia este tema completo a partir de 27/8/2012

 

 

 

 



23/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres