Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Destino de um Mata-gatos. - Conto de Arlete Deretti Fernandes

 

Destino de um Mata-gatos. - Conto de Arlete Deretti Fernandes

 

Mata-gatos tirava os recursos para sustentar sua família, de uma alfaiataria de cidade pequena e de uma roça onde criava duas vacas de leite.

 

Este homem era grosseiro demais. A desobediência de um filho, amarrava-o com uma corrente, e proibia que alguém levasse qualquer alimento à criança. Um dia, para traumatizar minha inocência infantil, de minha casa eu o avistei a dobrar a espinha dorsal da própria esposa para trás, na soleira da janela, gritando que a quebraria ao meio, enquanto seus filhos choravam.

 

Sua alcunha provinha de seu costume malfazejo: - envenenava a todos os gatos da vizinhança que ousassem ultrapassar os muros de seu quintal, farejando os queijos que punha a secar sobre uma tábua, no canto de uma coluna da varanda.

 

Suas vítimas não eram apenas gatos. Qualquer animalzinho que entrasse em suas terras passava sempre para o reino dos mortos. Isto aconteceu também com porquinhos, cachorros, galinhas e gambás . Só o papagaio tinha alguma regalia, e como ouvia palavrões também os repetia.

 

A esposa de Mata-gatos freqüentava a igreja e as crianças iam para a escola que era de freiras, embora fosse escola estadual. Esta sofrida senhora tinha receio de que as freiras passassem em sua casa, como costumavam fazer visitas aos pais de seus alunos, sem aviso prévio. Entre os temores que guardava, um deles era das deprecações saídas do bico do papagaio.

 

E, numa bela tarde aconteceu o esperado, chegaram de surpresa as irmãs e foram entrando pelo lado da casa até a varanda onde o louro passeava em um galho de árvore cortado que lhe servia de passarela.

Bateram palmas. A dona da casa que estava a costurar para depois ir cortar capim para dar o trato às vacas, chegou à porta.

 

Leia este tema completo a partir de 6/8/2012

 

 

 

 



05/08/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres