Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Dois contos de José Geraldo Martinez - NESTE COLO...; O AMOR

 

Dois contos de José Geraldo Martinez - NESTE COLO...; O AMOR

 

 

NESTE COLO...

 

 Existe coisa melhor que buscarmos em nós, o lugar de descanso? Aquele que decididamente nos acolhe e conforta dentro de cada pessoa? Tão simples assim mesmo...

 

Soltar a imaginação e deixá-la fluir livremente quando de nosso recolhimento. E lá fui eu para um tempo distante, ainda quando as fotografias eram em preto e branco e as largas ruas de terra de minha cidade traziam ainda a passagem de boiadas...

 

 Onde a simplicidade andava abertamente no sorriso alegre das pessoas e as cercas de balaústres dividiam os quintais cobertos de frutos. Fui ao colo de minha avô e lá de pronto o intitulei de «meu lugar de descanso». Aquelas mãos ásperas me eram queridas e parece que ainda as sinto por meus cabelos...

 

Mãos que faziam o próprio sabão no grande tacho e que estendiam as roupas no quarador gramal (na relva que se estendia ao fundo do nosso quintal). Mãos que se juntavam nas tardes longas de minha infância para a prece da Ave Maria.

 

O AMOR

 

Existem amores que deveriam servir de exemplo. Vemos os que a simetria pouco importou. A beldade foi deixada de lado e alguns valores importantes foram colocados acima. Nota-se, em alguns casos, uma felicidade extrema no olhar de cada um, uma delicadeza nos gestos, na forma de falar, de escutar...

 

Realmente, exemplos a serem seguidos neste mundo em que a simetria diz muito. Onde os valores físicos ofuscaram os verdadeiros valores morais da nossa sociedade. Afinal, amar é isso: ver o belo onde ele não existe ou existe e o feio é apenas questão de um ponto de vista.

 

Quanta vida existe dentro dessas pessoas que caminham velhinhas com seus pares... Quanto eles não teriam para nos ensinar? Além da simetria uma pessoa linda capaz de superar problemas tantos, crises tantas ao lado do seu bem - amado e mantê-lo por uma vida apaixonada.

 

Com certeza, cada um de nós tem um exemplo na família. Os pais, tios, avós, alguns amigos... Essa gente em extinção que conviveu entre nós e perdemos a oportunidade única de aprendermos.

 

Leia este tema completo a partir de 16/7/2012

 

 



15/07/2012
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres