Raizonline - Jornal - Radio - Portal

Euclides Cavaco lança o livro Terras da Nossa Terra em Portugal e concede entrevista ao Jornal Raizonline

 

Euclides Cavaco lança o livro Terras da Nossa Terra em Portugal e concede entrevista ao Jornal Raizonline
 

 

Conheci Euclides Cavaco pessoalmente, há cinco anos numa das suas vindas anuais ao nosso país, onde habitualmente passa o verão, aproveitando para rever amigos, dar a conhecer a sua obra e descansar no Algarve, nas nossas belas praias.

 

Já o conhecia de receber os seus magníficos poemas, declamadas na sua majestosa voz, mas esse encontro ao vivo, teve o sabor da emoção, de quem pode abraçar um amigo que se habituou a admirar de longe. Depois há dois anos, tive o prazer de o rever, primeiro em Aveiro numa das suas récitas no Hotel Moliceiro, em seguida aqui em Santarém, onde prestigiou com a sua presença, um dos meus eventos.

 

Hoje a propósito do lançamento do seu livro, Terras da Nossa Terra, que fez o favor de me enviar para a minha morada, pelo correio, gesto que muito agradeço, fez o obséquio de me conceder esta entrevista, para o Jornal Raizonline. Mas primeiro vamos conhecer mais um pouco deste grande senhor da cultura portuguesa no mundo e no Canadá, onde reside, através das suas próprias palavras, recolhidas no seu bem conhecido site, em: http://www.euclidescavaco.com/
 
Euclides Cavaco, nasceu no concelho de Mira, distrito de Coimbra onde concluiu a instrução primária. Devido a carências económicas não lhe foi possível ingressar de imediato nos estudos secundários como tanto desejava. A sua vontade persistente de estudar era manifesta, por isso ainda muito jovem decidiu ir para Lisboa a fim de arranjar um emprego e conciliar este seu grande sonho de estudar. Assim trabalhando de dia e estudando à noite , concluiu em Lisboa o curso geral dos liceus e frequentou posteriormente os estudos superiores.
 
Vocacionado para a poesia desde tenra idade, os seus primeiros ditos e escritos perderam-se no tempo. Durante os seus anos académicos começa a escrever com mais veemência e dela tem feito uma constante da vida. Incondicionalmente apaixonado pelo FADO, foi talvez no FADO que encontrou a sua inspiração maior. Por ele nutre uma transparente admiração consagrando-lhe grande parte da sua obra. Escreve-o para fadistas , declama-o com grande estro poético e essencialmente dá-o a conhecer ao mundo.

 

Leia este tema completo a partir de 16/7/2012

 

 

 

 



15/07/2012
2 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 17 autres membres